Geral

Centrinho faz 54 anos de olho em formação e assistência


| Tempo de leitura: 2 min

O foco na formação e especialização de profissionais da saúde e a participação em iniciativas globais que visam uma melhor assistência aos pacientes durante a pandemia marcam o momento atual do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, que completa 54 anos nesta quinta-feira (24). Uma cerimônia online, às 8h, celebrará o aniversário, com transmissão pelo YouTube: https://youtu.be/IWKS3uSn2qs.

"É importante agradecermos e valorizarmos a dedicação de cada profissional que contribui com a excelência e grandeza de nossa instituição, e também daqueles que nos antecederam e ajudaram a construir essa história de sucesso. É preciso mencionar ainda os milhares de pacientes e familiares, que nos confiam seu tratamento e reabilitação, e os alunos e residentes, que aqui buscam seu aprimoramento profissional", assinala o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do Centrinho e diretor da FOB/USP.

"Mesmo diante de todas as adversidades, limitações e perdas irreparáveis que a pandemia trouxe, o HRAC/Centrinho se manteve atuante durante todo esse período e com importantes conquistas e contribuições, tanto na área assistencial como em ensino e pesquisa", completa.

PANDEMIA

Desde 2020, o Centrinho participa de duas importantes iniciativas globais. Uma delas tem o objetivo de estabelecer soluções e recomendações para o tratamento integral da fissura labiopalatina em tempos da pandemia.

A outra é um estudo multicêntrico que avalia o impacto da Covid e a segurança nas cirurgias, e já resultou em dois artigos publicados em prestigiados periódicos científicos neste ano.

CAMPO PARA MEDICINA

O Centrinho também serve de campo para a formação dos estudantes do curso de Medicina da FOB/USP, que participam de atividades curriculares em áreas como Craniofacial, Pediatria e Otorrinolaringologia. Em 2021, a unidade passou a ofertar três cursos inéditos: residência médica em Anestesiologia e duas práticas profissionalizantes, todos com bolsas de estudo concedidas pela Smile Train, instituição parceira do hospital.

HOMENAGENS

Neste mês, o Centrinho será, inclusive, homenageado pela Smile Train, com uma placa em reconhecimento ao "seu compromisso em ajudar as pessoas nascidas com fissura labiopalatina". Também haverá atividade de conscientização nas salas de espera do hospital, com informações sobre o tema, além de distribuição de bonecos com fissura labiopalatina aos pacientes e familiares.

Comentários

Comentários