
Ele não nasceu em Bauru, mas assim que chegou na cidade, fez história. O documentário "Jaime Prado - O Homem e o Tempo", que resgata a trajetória do fotojornalista, restaurador e voluntário em Bauru e região, será lançado neste sábado (17), no YouTube da Produtora bauruense MouseDoc.
O filme aborda a história de Jaime Prado, que chegou na cidade na década de 1960, em busca de seus familiares. Na década seguinte, em 1970, ele passou a trabalhar no então Asilo Colônia Aimorés, onde permaneceu por mais de 40 anos até se configurar no atual Instituto Lauro de Souza Lima. Lá, Prado teve o primeiro contato com as atividades que desempenha até hoje, como a restauração de peças antigas, a fotografia, o fotojornalismo e o trabalho voluntário.
Paulo Eduardo Campos, que dirigiu o curta com Alexsandro Belote, conta que conhece o fotojornalista de longa data e sempre pensou em reunir as histórias que ouvia dele. "Quinze anos se passaram e, quando essa oportunidade surgiu, não passou outra pessoa em minha cabeça a não ser ele para fazermos a produção", conta. A produção aconteceu nos meses de março, abril e maio de 2021 e as entrevistas foram todas gravadas em Bauru.
Além de homenagear Jaime, o trabalho tem como objetivo mostrar o quanto é importante a preservação da memória local. "Como o próprio Jaime diz ser 'um apaixonado pela história', ele buscou participar e preservá-la de diferentes formas, é isso que mostramos", diz Paulo Campos. Desta forma, a partir do relato do personagem central, o documentário registra momentos importantes da história de Bauru, além de valorizar o trabalho de projetos sociais nos quais Jaime está inserido como o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase e o "Abrace o Parque", que defende a conscientização, preservação e manutenção do Vitória Régia.
O filme, que foi produzido no formato de curta-metragem, é criação de um grupo de novos produtores audiovisuais. Além dos diretores Paulo Campos e Alexsandro Belote, a produção conta com o roteiro é assinado por Guilherme Lima e Letícia Ramos e a montagem e sonoplastia de Daniel Gaspar, todos alunos do curso de Produção Audiovisual da Faculdades Integradas de Bauru (FIB).
SERVIÇO
O documentário "Jaime Prado - O Homem e o Tempo" é de classificação livre e será lançado no YouTube, neste sábado (17), no Canal MouseDoc, disponível em: https://www.youtube.com/channel/UC77zl0NpDKOPR4ZsPdWMm1A.