Coluna Animal

Gato preto não dá azar, dá amor.

14/08/2021 | Tempo de leitura: 2 min
Thais Viotto

A Coluna Animal dessa semana vai tratar dos mitos e superstições relacionados aos gatos pretos e à sexta feira, dia 13.
Alguns consideram ser um dia de azar, e por isso, os felinos pretos podem ser perseguidos e até mesmo mortos.
A história revela que muitos acontecimentos históricos ocorrem em uma sexta feira, como por exemplo, a crucificação de Jesus Cristo que aconteceu em uma sexta feira. Também pode ser que a sexta feira 13 tenha sido considerada um dia de azar, porque o monarca francês Felipe IV, no final do século XIV, preocupado com a influência da Igreja Católica em seu reinado, teria tentado ingressar na ordem dos cavaleiros templários, que por sua vez o recusaram. Enfurecido por não poder participar, comandou um massacre em uma sexta feira 13 na época.
Em relação aos gatos pretos, acreditava-se na era medieval, que eles eram bruxas transformadas em animais, daí o mito de que se uma pessoa ver um gato preto em uma sexta feira 13 ela terá mau agouro.
Como tudo, existem os dois lados, em outras culturas, os gatos pretos são até reverenciados, sendo associados à boa sorte, como no Egito antigo.
Infelizmente, por conta da superstição da mais sorte que alguns acreditam trazem os gatinhos pretos, existe muito preconceito, estes são menos adotados. No intuito de promover a desmistificação acerca deste tema e de fomentar a adoção destes animais, listamos alguns motivos para se escolher adotar um gato da cor preta:
1.O pelo não se vê nas calças pretas.
2.O brilho da pelagem é fantástico.
3.A maioria tem olhos dourados ou verdes, lindos.
4.A cor preta realça seus lindos e encantadores olhos.
5.Os gatos pretos são os menos adotados.
6.Estão sempre com traje de gala, super elegantes.
7.É uma mini pantera, que dará muito amor ao adotante.
Muitas pessoas procuram adotar gatos pretos nessa época para fazer rituais macabros com os eles, fique atento, sempre faça uma triagem rigorosa do pretenso adotante. Caso você tome conhecimento ou presencie algo nesse sentido, denuncie o crime de maus tratos a cães e gatos para a Central de Policia Judiciária em Bauru, na Avenida Rodrigues Alves 23-23, ou após o horário comercial no Plantão Policial ao lado da Câmara Municipal de Bauru, ou no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de Bauru), telefone 3103 8050, de segunda a sexta das 8 h00 as 17 h 00, e até mesmo no Ministério público.
Maltratar cães e gatos é crime, previsto na Lei Sanção, 14.064/2020 que prevê reclusão de 2 a 5 anos para quem maltratar caninos ou felinos, multa e proibição de guarda.
A Coluna Animal orienta que não se faça doações de gatos pretos nessa época e quem tiver felinos pretos em casa para não deixar escapar e nem deixar sair sozinho para passear, em nenhuma época do ano, nessa menos ainda.
Thais Viotto é Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)
Email: comupda@gmail.com
Facebook: www.facebok.com/comupda.bauru

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.