José Milagre

A Advocacia do futuro e o futuro da Advocacia

15/08/2021 | Tempo de leitura: 3 min

Nesta semana em que se comemora o Dia do Advogado, tivemos o prazer de conversar com a presidente da OAB Bauru, Marcia Negrisolli, Advogada, Mestra em Direito, primeira mulher a presidir a OAB Bauru (2019/2021), Professora Universitária. Autora de obras jurídicas, ela fala sobre a tecnologia no direito e as iniciativas ligadas à inovação e ao futuro da Advocacia.

Como a dra. vem acompanhando o crescimento da tecnologia no direito?

Márcia Negrisolli - Tivemos um impulsionamento na utilização de recursos tecnológicos nos escritórios de advocacia e no Judiciário com o distanciamento imposto pela pandemia. O que caminhava a passos lentos, em um ano se tornou uma nova realidade. Agora, se torna ainda mais latente que a advocacia assuma o seu perfil inovador, dinâmico, ou seja, uma mentalidade da advocacia 4.0. A palavra de ordem é capacitação.

A tecnologia veio para ficar no direito?

Márcia Negrisolli - Veio para ficar, e isso é muito positivo. Trabalho em home office, atendimento a clientes por videoconferência, audiências virtuais, balcão virtual fazem parte desse novo normal, e isso é muito positivo. Mas penso que é preciso um olhar cauteloso para que o uso da tecnologia seja sempre instrumento de inclusão, mas nunca a única forma de acesso ao Judiciário. Devemos considerar a realidade social do Brasil, onde mais da metade da população não tem acesso à Internet.

Quais as iniciativas da OAB Bauru ligadas à inovação?

Márcia Negrisolli - A OAB movimenta as questões ligadas à tecnologia e inovação através de suas comissões temáticas, que promovem estudos, palestras e eventos ligados a esses assuntos, integrando atores de tecnologia e inovação do município, como a Asserti, Unesp, prefeitura e câmara. Criamos a plataforma OAB Bauru online para a realização de reuniões, palestras e congressos, participamos na redação da Lei de Inovação da cidade e temos representatividade junto ao Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Bauru, responsável pela proposição e fiscalização de políticas públicas de tecnologia e inovação. Participamos da criação do Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Bauru) colaborando com a elaboração do plano estratégico de ciência, tecnologia e inovação. Importante destacar que criamos e realizamos os eventos Bauru Innovation Day (BID), com palestras e workshops sobre temas de tecnologia e inovação, que aliás sempre contam com o espaço da OAB Bauru na realização ou em solenidades. Em 2020, participaram 2000 pessoas, de forma online.

E para os advogados, em âmbito local e estadual?

Márcia Negrisolli - Prestamos auxílio via atendimento presencial (antes da pandemia) e via telefônico (após a pandemia) para vários advogados nas soluções de problemas e dúvidas sobre os sistemas processuais judiciais (ESAJ, PJE etc.), entre outros. Importante destacar a criação do serviço de digitalização de autos físicos para advogados. No âmbito estadual, dentre as ações, tivemos a fiscalização do funcionamento dos sistemas processuais/judiciais, com expedição de ofícios e solicitações de melhoria destes e inclusão de ferramentas. Destacamos também a criação e implantação de um novo sistema e serviços pela Comissão de Assistência Judiciária aos advogados conveniados e a assinatura de termo de Cooperação Técnica entre OAB e INSS, para implantação do INSS digital, favorecendo a advocacia paulista.

Quais as tendências para a advocacia do futuro e como os jovens advogados devem se preparar?

Márcia Negrisolli - A área jurídica é muito ampla e oferece inúmeras oportunidades. Por isso, além dos campos tradicionais de atuação no Direito, é preciso estar atento às novas áreas que são impulsionadas sobretudo pelos avanços da tecnologia. Nessa perspectiva, cito o Direito Digital, com ênfase na proteção de dados, o Legal Design, Machine Learning, Internet das Coisas e Jurimetria. O leque de atuação é enorme na advocacia. O profissional atualizado, que se prepara constantemente através dos estudos e que age com ética, certamente terá prosperidade na carreira.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.