Esportes

Como a física ajuda os skatistas a fazerem manobras


| Tempo de leitura: 2 min

Na edição das Olimpíadas de Tóquio 2020, o skate se tornou um esporte oficial e atletas medalhistas como a Rayssa Leal encantaram o público. E além de fascinar a quem assiste, levantaram uma dúvida: como os skatistas vencem a gravidade para fazer tantas manobras? A verdade é que no lugar de desafiarem as leis da física, os atletas as utilizam para manter o skate em seus pés, informa matéria veiculada no portal UOL.

A terceira lei de Newton diz que para cada ação há uma reação igual ou oposta, e isso pode ser observado no simples fato de andar de skate. Manter um pé na prancha e usar o outro para empurrar o chão e ser impulsionado para frente é uma perfeita ilustração. E esta mesma lei acontece quando os atletas realizam saltos, pois nesse momento o peso do skatista que empurra a prancha em direção ao chão, o skate "o lança" de volta com a mesma força.

Ainda segundo a matéria veiculada pelo UOl, a própria gravidade auxilia os skatistas. Nesse ditado de "tudo que sobe, desce", os atletas fazem a manobra simples ollie da qual o atleta salta e retorna ao  chão por meio da gravidade. Forças da física como o "empuxo" que os movem para frente, a "sustentação"que os joga para cima, "arrasto" do ar que os empurra para trás e "peso", que é a maneira que a gravidade os puxa para baixo, sempre  favorecem os  skatistas quando estão no ar.

Os atletas aprendem a se equilibrar na prancha pois sabem, de forma inconsciente ou não, que em algum momento a gravidade irá puxá-los para baixo e, assim, utilizam leis da física para realizar suas manobras."Em algum ponto, a gravidade vai vencer, não importa o quão rápido você esteja", afirma Bill Robertson, também conhecido como Dr. Skateboard, professor na Universidade do Texas, ao site "Inverse", segundo o texto veiculado pelo UOL.

Comentários

Comentários