
Roma - Uma mulher caminha no estacionamento de um supermercado carregando uma sacola plástica cheia, quando se vê cercada por quatro javalis adultos -o maior deles da altura de sua coxa- e quatro filhotes.
Sem alternativa, ela solta as compras, que os suínos logo agarraram e passam a devorar.
Filmada por outra frequentadora da loja de Fornello -municipalidade da zona norte da região metropolitana de Roma-, a cena foi vista centenas de milhares de vezes na internet e ajuda a entender por que a prefeita da capital, Virginia Raggi, iniciou nesta semana na Justiça uma "guerra dos javalis".
Raggi, 43, que daqui a um mês disputa a reeleição, abriu um processo criminal contra o governo regional do Lácio, a quem acusa de propiciar "a presença maciça e descontrolada de javalis na capital da Itália".
A região é governada pelo Partido Democrata (PD), seu principal adversário na eleição municipal: pesquisas recentes mostram um empate entre Raggi, do Movimento 5 Estrelas, e o candidato democrata Roberto Gualtieri, 55, em torno dos 20% das intenções de voto, o que deve levar a um segundo turno.
Segundo a prefeita, o governo do PD descumpriu o compromisso de "implementar planos de manejo eficazes para esses animais".
Nativos da Europa, esses suínos selvagens podem pesar até 250 kg e chegar a 1,10 m de altura.