José Milagre

Aulas mais dinâmicas através de recursos digitais

17/10/2021 | Tempo de leitura: 3 min

Na sexta-feira, 15/10, celebramos o Dia do Professor. Como sabemos, ser professor é um desafio, sobretudo para se adaptar às mais diversas condições impostas e falta de recursos. Com a pandemia, a situação se agravou e nossos professores tiveram que se reinventar e se ajustar às aulas remotas! Os professores estão de parabéns! Pensando nisso, separamos alguns aplicativos gratuitos e de fácil acesso e que podem auxiliar os profissionais da educação na hora de tornar as aulas mais interativas e dinâmicas.

Padlet

O Aplicativo padlet funciona como um grande mural, e permite ao usuário criar listas, mapas, linhas do tempo e muito mais, sendo uma ótima ferramenta de estudos e até para apresentações. Além disso, o padlet permite que você adicione links de músicas, vídeos, podcasts e muito mais para enriquecer ainda mais o conteúdo. Essa aplicação está disponível online e para Android e IOS.

Civilizations AR

Este aplicativo pode valorizar muito seus estudos de geografia e história, uma vez que utiliza realidade virtual para demonstrar peças e esculturas das civilizações antigas, além de estar disponível para Android e IOS.

Mentimeter

Um ótimo aplicativo para você que gosta de manter seus alunos ativos. O Mentimeter permite que o usuário desenvolva enquetes, perguntas de múltipla escolha e muito mais. Além da versão mobile, está disponível online.

São todos aplicativos úteis e de apoio ao professor no desafio que é o ensino à distância.

Campanhas eleitorais digitais: Google e TSE se unem contra a desinformação

Como sabemos, o período eleitoral de 2018 foi marcado por uma verdadeira guerra eleitoral no meio digital, onde diversas Fakenews e campanhas para promoverem a desinformação foram disseminadas pelas redes. Pensando nisso e consciente que estamos sujeitos a reviver tudo isso nas eleições de 2022, o TSE decidiu ampliar sua parceria com o Google visando a não propagação de notícias falsas e a verificação de informações disponíveis.

Google apoiando

O Google se manifestou e anunciou novas medidas que tomará pensando no período eleitoral. Dentre elas, estão a obrigatoriedade de comprovação de identidade para os anunciantes de propaganda política no Google Ads. A comprovação de identidade de anunciantes políticos se tornou a partir de setembro opcional, mas a empresa informa que passará a ser obrigatório e não somente no período eleitoral. Ainda, com o objetivo de auxiliar em uma campanha transparente, o Google afirmou que disponibilizará um Relatório de Transparência e Publicidade Política, contendo todos os detalhes dos anúncios. Os anúncios de cunho político terão em sua busca informações extras disponíveis no relatório, como quanto o candidato ou partido gastou em anúncios, além de identificar qual a entidade responsável pelo pagamento. Todas essas informações estarão disponíveis em um portal específico, que deverá ser atualizado diariamente.

Startups brasileiras despertam a atenção mundial

A multinacional japonesa de internet e telecomunicação e uma das maiores investidoras em startups, SoftBank, tem investido intensamente em startups brasileiras, e o sócio Rodrigo Baer declarou que o Brasil excedeu as expectativas da empresa. Desde 2019 a empresa tem um escritório no Brasil com o objetivo de aplicar e investir em startups avançadas e em setembro decidiu abranger os negócios investindo também em startups em estágio inicial. A princípio, o orçamento da empresa para investir em tais negócios brasileiros estava em torno de R$ 5 milhões, mas por conta do avanço das empresas nacionais e a necessidade de mais investimentos, a empresa deve aumentar o valor das aplicações para mais R$ 3 milhões. A empresa destaca que por mais que as startups brasileiras sejam muito promissoras, elas ainda carecem de investimentos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

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