Omnigráfica

Focada em levar conforto ao ambiente de trabalho, empresa bauruense está na mesma família há 61 anos


| Tempo de leitura: 2 min

Fundada na Bauru de 1960 pelo caixeiro viajante Antonio Alves de Castro, que vendia calculadoras e máquinas de escrever, a Ominigráfica foi uma das primeiras empresas do Brasil a comercializar os produtos da Olivetti. O estabelecimento, que trabalha com móveis para escritórios, residências, bares e restaurantes, além de aluguel de impressoras e manutenção de cadeiras e poltronas, está na mesma família há 61 anos.

Proprietário da Omnigráfica e filho do já falecido fundador do negócio, o empresário Antonio Alliberty de Castro, de 59 anos, revive a história da empresa. "O meu pai chegou de Portugal aos 15 anos e não demorou muito para que começasse a atuar como vendedor no Rio de Janeiro. O trabalho o trouxe a Bauru, de onde saía de Kombi rumo a Brasília para comercializar calculadoras", narra.

Ainda nas viagens a trabalho, o português conheceu a esposa, Adélia Alliberty de Castro, que faleceu em 2018. Da união, nasceu Antonio, que cresceu em meio aos materiais para escritório que a já consolidada Omnigráfica vendia. "Eu me formei em Engenharia Mecânica pela extinta Fundação Educacional de Bauru em 1988, quando decidi me dedicar exclusivamente à empresa da família", relata.

Em 1997, o fundador da Omnigráfica faleceu e o seu primogênito, que já tocava o negócio sozinho, assumiu a gestão de forma definitiva. Hoje, a empresa conta com 22 colaboradores, além do reforço dos dois filhos de Antonio, os estudantes Pedro Henrique e Anita Alves de Castro.

Equipe Omigrafica em reunião de trabalho, sorrindo no esqcritório da ominigrafica no Jardin Storil, Bauru

Hoje, a empresa conta com 22 colaboradores, além do reforço do filho e dos dois netos do seu fundador

LONGEVIDADE

O estabelecimento, inclusive, valoriza a própria trajetória, pois possui um museu com cerca de 50 itens, entre calculadoras e máquinas de escrever, que eram comercializadas nos anos iniciais da sua fundação.

Tamanha longevidade também contribuiu para que o negócio se tornasse o único do Brasil a comercializar móveis de diversos fabricantes, como Alberflex, Flexform e Fortline, que costumam exigir lojas exclusivas para as suas respectivas marcas.

A empresa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, bem como aos sábados, das 9h às 13h.

acervo de cadeiras na Omini Gráfica no Jardin Storil, Bauru, o acervo é a maior coleção de cadeiras de qualidades no Brasil

A longevidade da empresa contribuiu para que o negócio se tornasse o único do Brasil a comercializar móveis de diversos fabricantes

Comentários

Comentários