Coluna Animal

Campanha de adoção de cães e gatos no CCZ Bauru nesse fim de semana

20/11/2021 | Tempo de leitura: 3 min

A Coluna Animal dessa semana vai tratar sobre a importância da adoção de animais e também sobre a campanha de adoção de cães e gatos, tanto machos quanto fêmeas, que acontecerá nesse fim de semana, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bauru.

Diariamente, muitos cães e gatos nascem em nossa cidade. As cachorras e gatas raramente têm apenas um filhote por vez, nascem ninhadas de caninos e felinos. As periferias de nossa cidade sempre foram pontos de abandono, áreas afastadas, igualmente. Com a pandemia, aumentou-se o desemprego, miserabilidade. Pessoas de baixa renda e as mais abastadas, diante da dificuldade que afetou a todos, passaram a abandonar seus animais, ou aqueles que estavam sob a tutela de entes familiares que faleceram com a Covid-19.

A situação se agravou ante a inexistência de programa de castração gratuita para população carente no município de Bauru, e percebemos o aumento do número de caninos e felinos abandonados que vagam pelas ruas da nossa cidade, em estado deplorável de saúde, rasgando sacos de lixo em busca do que comer, morimbundos, extremamente magros.

O Centro de Controle de Zoonoses de Bauru, ainda que não seja um canil/gatil municipal, acolhe alguns desses animais conforme os pode comportar, que chegam ao local resgatados de maus-tratos, abandono e ou com zoonoses. Alguns desses animais, em especial os cães, ficam em baias individuais (para a própria segurança deles, para evitar que briguem) até que sejam adotados por uma família. A maioria, para não dizer que todos, é de animais sem raça definida (SRD), o que dificulta ainda mais a adoção, já que muitas pessoas ainda tem preconceito com animais que não tenham pedigree ou determinados características que estão na moda, preferindo comprar esquecendo-se que em canis existem muitos animais que esperam uma família e que vão dar muito amor, gratuitamente.

Frisamos que a realidade dos animais em situação de rua em Bauru foi agravada com a ineficiência do poder público, diante da falta de programa de castração para os animais da população de vulnerabilidade social e econômica, que era gerido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Bem Estar Social e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMUPDA)que funcionou muito bem por 6 anos seguidos e foi encerrado na gestão Suéllen Rossim sem nenhuma justificativa plausível, já que castração de animais domésticos representa menos transmissão de zoonoses para a população, além do próprio bem estar animal. O orçamento para a castração é tão ínfimo e que em nada compromete os cofres públicos, muito pelo contrário, quanto mais se gasta em castração, menos se gasta em saúde pública para humanos.

Para compensar a falta de raça definida, os animais à disposição no CCZ para adoção neste fim de semana os "vira latas", são animaizinhos, extremamente gratos, sendo dóceis e alegres, e por melhor que sejam tratados lá, é necessário que sejam encaminhados para a adoção, assim podem ter uma família para chamar de sua e também novas vagas são abertas para que outros animais possam também serem acolhidos pelo órgão público e que o trabalho do CCZ possa continuar. Abra seu coração, de uma chance para um animalzinho resgatado pelo CCZ de Bauru, adote uma vida, há muito amor esperando por você! Campanha de adoção do CCZ acontecerá nos dias 20 e 21 d novembro das 9 às 12 horas, na rua Henrique Hunzicker, 2 -17. Jardim Bom Samaritano, próximo ao Cemitério do Redentor.

Thaís Viotto

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

Email: comupda@gmail.com

www.facebook.com/comupda. bauru

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.