Coluna Animal

Novembro Azul Pet: câncer de próstata em pets

27/11/2021 | Tempo de leitura: 2 min

A Coluna Animal dessa semana vai tratar do Novembro Azul Pet, que visa conscientizar os tutores sobre as doenças que podem afetar cães e gatos, seja o câncer de próstata mais comum em cães ou doenças no trato urinário, no caso dos gatos.

Para começarmos a desenvolver esse assunto, é importante esclarecer o que é a próstata. A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz, que só os machos têm. Ela é responsável pela produção do sêmen que protege e nutre os espermatozoides.

A médica veterinária, mestre e doutora em oncologia Mariana Fernandes Jorge (@marifjorge), alerta sobre os fatores de risco que podem contribuir para que o caninos e felinos desenvolvam doenças, tais como fatores genéticos e idade avançada, nos cães de 8 a 11 anos e nos gatos de 11 a 22 anos. No caso dos gatos, o câncer de próstata é extremamente raro, dificultando o seu diagnóstico. Já nos cães, o câncer de próstata ocorre com mais frequência.

Em compensação, os felinos tem mais tendência a desenvolver doenças no trato urinário e nos felinos machos é muito comum ocorrer a obstrução do canal, de forma que o animal não consiga urinar, sendo importante levá-lo ao veterinário o quanto antes para desobstruir, pois essa situação pode levar o gato à óbito.

O câncer de próstata, acomete tanto os animais castrados quanto os animais não castrados, mas estudos demonstraram que a incidência da doença em animais castrados é menor. A castração também funciona para prevenir outros distúrbios na próstata, como infecções, e para que o animal fique mais caseiro, com menos vontade de fugir, ajudando no controle da super população de cães e gatos que já temos no município de Bauru, agravado pelo corte de políticas públicas como o "Programa ético de controle da população canina e felina de Bauru", que era desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Bem-Estar Social e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais na administração da atual Prefeita Suéllen Rosim. Programa este de suma importância que atendia animais da população de baixa renda com consultas, exames prévios, castração e microchipagem.

A Coluna Animal reforça que a prevenção é sempre o melhor remédio, e que é muito importante que o tutor leve o animalzinho para consultas veterinárias com frequência, só assim, qualquer probleminha de saúde pode ser diagnosticado o quanto antes. Quem ama, cuida!

Thaís Viotto

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

E- mail: comupda@gmail.com

https://www.facebook.com/comupda.bauru

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.