Tecnologia

Saiba por que o teclado da calculadora e do celular são diferentes


| Tempo de leitura: 1 min

Já reparou que as teclas nas calculadoras começam com o número 1 na parte de baixo, enquanto nos  telefones é na parte superior? Uma matéria do portal UOL traz algumas hipóteses para as disposições terem sido feitas desta maneira.

Historicamente, as calculadoras vieram primeiro, e justamente por isso a primeira hipótese justifica a inversão. A ideia seria para as pessoas (já acostumadas com as calculadoras) não digitassem tão rápido, visto que poderia atrapalhar o funcionamento dos primeiros aparelhos celulares da época. Já no caso do computador, como o uso era basicamente matemático, a configuração da calculadora permaneceu.

A segunda hipótese diz respeito à adaptação do alfabeto nas teclas. O objetivo foi distribuir os números de maneira similar à leitura convencional do alfabeto. Com isso, na tecla ABC na tecla 1, DEF na 2, etc.

A última e terceira hipótese, e também a mais documentada, está no estudo estudo Human Factor Engineering Studies of the Design and Use of Pushbutton Telephone Sets. Desenvolvido pelo fabricante de aparelhos Bells nos de 1960, foram 18 testes de teclados diferentes, contudo, a configuração de uso mais fácil e viável foi a matriz 3 x 3, com 1,2,3 na parte superior.

Comentários

Comentários