Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo conseguiram isolar a cepa da variante ômicron do SARS-CoV-2. Amostras da variante estão sendo cultivadas em células e, dentro de duas semanas, começarão a ser distribuídas para laboratórios com nível 3 de biossegurança (NB-3) e pesquisadores do país a fim de ajudar a detectar a disseminação da ômicron pelo país. Além disso, o isolamento da nova cepa permitirá avaliar a eficácia das vacinas contra a nova cepa aplicadas atualmente na população brasileira. O grupo de pesquisadores do ICB-USP também foi o primeiro a conseguir isolar e cultivar em laboratório a cepa original do SARS-CoV-2 que chegou ao Brasil, no final de fevereiro de 2020.
Pioneirismo
“É a primeira vez que a cepa ômicron é isolada no Brasil”, diz Edison Luiz Durigon, professor do ICB-USP e coordenador do projeto. A cepa da variante ômicron foi detectada em um casal de brasileiros que mora na África do Sul e que veio ao Brasil a passeio. O casal passou por exames no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que detectou a infecção pelo coronavírus e encaminhou amostras ao ICB-USP na quarta-feira (08/12).
Corredor agropecuário
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciou a criação de um Corredor de Inovação do Estado de São Paulo, que pretende gerar cooperação entre unidades de pesquisa, empresas, startups e universidades em Campinas, Jaguariúna, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto. Segundo o Radar AgTech, o eixo equivale a uma população de mais de 3 milhões de habitantes, conta com 112 instituições de ensino e pesquisa, onde cerca de mil profissionais finalizam a graduação em cursos agropecuários todos os anos, 52 ambientes de inovação e 168 startups de inovação nos setores do agronegócio.
Turismo das Capelas
A prefeitura de Monte Alto apresentou o novo design para a Rota das Capelas. O evento, criado em 2015 pelo ciclista Reginaldo Bergamin, tem um percurso de 90 quilômetros a uma altura estimada de 1.844 metros e passa por 13 capelas, além de mostrar paisagens com serras belíssimas e os vales locais.
No ABC
O processo de reciclagem na comunidade Vila Nova Conquista, em Diadema, deve aumentar sua produção nos próximos meses após receber investimento de R$ 370 mil em novos equipamentos, veículos para o transporte dos materiais e reforma geral das instalações. A iniciativa faz parte do projeto Eco Conquista, parceria do Paço de Diadema com a empresa IMCD Brasil, que opera um armazém de distribuição e laboratórios de aplicação técnica no mesmo bairro. (Diário do Grande ABC, Rede APJ)
No Vale do Paraíba
* Um novo supermercado da rede Simpatia foi inaugurado em Pindamonhangaba, às margens da Rodovia Amador Bueno da Veiga. Gerou 200 novos empregos para a cidade. É a 10ª loja da rede na região.
* O sítio Sitio Estância Santa Carolina, produtor de ovos caipiras, é a primeira propriedade rural de Guaratinguetá a receber o selo de fiscalização de produtos de origem animal emitido pelo Serviço de Inspeção Municipal. (O Vale, Rede APJ)
Breves
* A Assembleia Legislativa classificou Araras, Barretos e Paraibuna como estâncias turísticas. O Estado de São Paulo tem 70 estâncias e 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs).
* Lançado na segunda-feira (13) o livro “Vale do Futuro”. A obra registra os dois anos do programa com o mesmo título e sua aplicação na região do Vale do Ribeira, uma das mais carentes do estado. São 366 mil habitantes em 22 municípios.
* O Itaú Social assinou acordo de cooperação com os municípios de Itapevi e Suzano e com o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar) para um programa de formação e qualificação na área de educação até 2024.
* O comércio varejista deve criar 40 mil postos de trabalho em São Paulo no último trimestre do ano, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FecomercioSP). O patamar é próximo do de 2019, antes da pandemia.
Frase
“São Paulo é o hub logístico do Brasil. O setor imobiliário tem sido um dos setores mais importantes para a retomada da economia. Com o intenso avanço do comércio eletrônico, veio a necessidade de implementação de novos centros logísticos para dar suporte às operações comerciais” - presidente da agência InvestSP, Gustavo Junqueira, sobre o lançamento do empreendimento logístico Zimba na região de Sorocaba, com investimento de R$ 50 milhões.
Transparência em planos de saúde
Anteprojeto de lei apresentado nesta segunda-feira (13/12) pelo diretor-executivo do Procon.SP, Fernando Capez, na Assembleia Legislativa, visa obrigar os planos de saúde a terem maior transparência nas cobranças aos consumidores, principalmente quanto aos reajustes praticados em planos de saúde coletivos. A tramitação do texto deve começar nos próximos dias. Antes de apresentar o anteprojeto, Capez realizou reuniões sobre o assunto com o Ministério da Saúde, com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e com a Federação Nacional de Saúde Suplementar.