Três competidores de Bauru medalharam, com três ouros e dois bronzes, no 31º Campeonato Brasileiro de Kung Fu disputado em Brasília (DF), organizado pela Confederação Brasileira de Kung fu Wushu (CBKW). Para participar, os atletas da Associação Wei Lian de Wushu Kung Fu de Bauru precisaram passar por seletivas classificatórias estaduais, sendo campeões ou vice de suas categorias.
William Ferreira Pense, 34 anos, professor e técnico, competiu na apresentação de tai chi chuan avançado mãos livres e com espada, obtendo duas medalhas de ouro. Sarah Ferreira Rodrigues, 19 anos, que pratica a modalidade há um ano, competiu na apresentação de tai chi chuan mãos livres e com espada, conquistando duas medalhas de bronze. Já Lorraine Caroline de Assis, 30 anos, com dois anos de prática, competiu na apresentação de kung fu tradicional mãos do sul, trazendo na mala a medalha de ouro.
"O nível do evento em todas as categorias foi excepcional, diante de todo processo atípico dentro da pandemia (de coronavírus). O último evento nacional presencial havia sido em 2019. Para chegar no Brasileiro e antes dele no Estadual, recebemos ajuda de amigos e apoiadores da escola, através de rifas e também doações de Mariana Belucci e da Cuidar Nutrição, e conseguimos estadia e transporte até Brasília", comenta William Ferreira Pense.
O QUE É
O tai chi chuan é uma prática milenar que nasceu na China como arte marcial, mas atualmente é mais conhecida como forma de meditação e de atividade física. A modalidade integra o kung fu, um estilo de arte marcial.