
Gael, com 68 registros, e Alice, com 67, foram os nomes "queridinhos" dos bebês bauruenses em 2021. O ranking geral mostra a preferência por alcunhas simples e curtas na cidade, em uma tendência observada pelos cartórios de Registro Civil de Bauru, responsáveis por registrar os nascimentos dos mais de 4 mil recém-nascidos neste ano.
A lista de nomes masculinos, liderada por Gael, tem, na sequência, Miguel (60 registros), Theo (54) e Arthur (53). Já na escolha das alcunhas femininas, além de Alice em primeiro lugar, estão Helena (50), Lorena (35) e Maria Eduarda (30).
Os dados completos catalogados pelos cartórios de Bauru integram o Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as cidades brasileiras.
MAIS FÉ
Na lista dos nomes preferidos em Bauru, estão muitos de origem bíblica, como, por exemplo, Alice (1.º no ranking feminino) e Miguel (2.º no masculina). E isso, segundo a Arpen, é uma tendência estadual.
"Com o ranking dos nomes mais registrados no ano em São Paulo, podemos visualizar a preferência da população paulista com relação à alcunha das crianças. Essa maior escolha por nomes bíblicos pode ser explicada pela situação que vivemos recentemente, com as pessoas procurando uma maior proximidade com a fé", explicou Luiz Carlos Vendramin Jr., presidente da Arpen/SP.