São Paulo - Mais de 5 milhões de veículos devem retornar pelas principais rodovias paulistas após um feriado prolongado do aniversário da Capital, celebrado hoje (25), informou a Agência de Transporte do estado (Artesp).
O aniversário de São Paulo é sempre feriado municipal, mas neste ano será apenas ponto facultativo porque a data foi antecipada para março de 2021. Isso porque, no ano passado, o então prefeito Bruno Covas decidiu antecipar diversos feriados, inclusive os celebrados em 2022 - como o aniversário da cidade e o Corpus Christi - para tentar frear o avanço dos casos de covid-19.
A maior movimentação de veículos nesse período é esperada no sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto, que leva ao litoral norte paulista. Nesse sistema a previsão é um fluxo de mais de 1 milhão de veículos.
TEMPO QUENTE
O aniversário de 468 anos da cidade de São Paulo, comemorado nesta terça-feira (25), deve ser marcado por bastante calor no provável dia mais quente de 2022 até então. A temperatura deve ficar próxima dos 34 °C.
Até o momento, o dia mais quente na capital foi registrado em 18 de janeiro, quando os termômetros chegaram aos 33,4 °C, segundo informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Não há previsão de tempestades que possam colocar a cidade em estado de atenção, como aconteceu na última semana, em que o Corpo de Bombeiros do estado registrou 14 chamados de enchentes apenas na capital e na Grande São Paulo e outros 93 para quedas de árvores.
PARQUES E MUSEUS
Todos os parques e museus estaduais e municipais estarão abertos hoje. Os museus estaduais, inclusive, terão entrada gratuita. Entre os destaques, estão duas mostras do programa Modernismo Hoje que serão inauguradas no Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera.
Como parte das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o Museu Afro Brasil recebe as mostras "Arqueologia Amorosa de São Paulo", que mostra a cidade da segunda metade do século 19 até a primeira metade do século 20, e "Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mário de Andrade". Elas ficarão em cartaz até 30 de junho de 2022, das 10h às 17h.