
O governador João Doria (PSDB) inaugurou, nesta quinta-feira (27), pela manhã, em Bauru, a primeira sede do programa Canal Direto/SP Perto, no Estado de São Paulo. Além da inauguração, o governador anunciou investimentos em leitos para Covid no Hospital das Clínicas (HC) de Bauru e a assinatura de autorizo para o Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp) para 12 municípios da região. Também anunciou a publicação do chamamento público para contratação de uma Organização Social (OS) para gerir o HC em sua abertura definitiva (não mais como hospital de campanha), a partir de meados desse ano.
O hospital de campanha hoje instalado no HC, que fica no câmpus da USP Bauru, terá nos próximos dias mais 20 leitos de enfermaria e 10 de UTI para pacientes com Covid. Hoje, o HC tem 20 leitos para enfermaria e 10 de UTI. Portanto, dobrará a capacidade nas duas áreas, indo para 40 enfermaria e 20 UTI.
Estiveram presentes o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn; Rossieli Soares, da Educação; Marco Vinholi, do Desenvolvimento Regional, além do secretário executivo do Desenvolvimento Regional, Rubens Cury. A prefeita Suéllen Rosim e vários vereadores também estiveram presentes, entre o presidente da Câmara, Markinho Souza. Estiveram presentes também os deputados federais Arnaldo Jardim (Cidadania) e Rodrigo Agostinho (PSB) e os deputados estaduais Vinicius Camarinha (PSB - líder do governo estadual na Assembleia), Ricardo Madalena (PL) e Célia Leão (PSDB).
Os vereadores Jr. Lokadora e Eduardo Borgo entregaram um ofício a Doria pedindo 15 leitos de UTI para Covid. Antes disso, Borgo já apontava a necessidade de uma retaguarda hospitalar maior e mais efetiva, o que acabou ocorrendo agora com a liberação pelo governador.
No escritório de Bauru do SP Perto, estarão reunidos nove secretarias e 14 órgãos estaduais, que poderão ser utilizados pelas autoridades municipais das 39 prefeituras da região, empreendedores e população em geral. Ao todo, serão 240 funcionários trabalhando no local. O programa tem objetivo principal de proporcionar agilidade e eficiência para as prefeituras em suas demandas e tratativas com o governo estadual.
A sede pioneira do programa funcionará no antigo prédio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), na avenida Cruzeiro do Sul, que foi cedido à Secretaria de Desenvolvimento Regional, responsável por gerenciar o programa. O secretário de Desenvolvimento, Marco Vinholi, avaliou que a sede de Bauru representa a valorização do Interior. "A iniciativa oferecerá qualidade e padronização do atendimento, unificando os sistemas com a adoção das tecnologias mais modernas, trazendo também transparência aos serviços prestados pelo Estado na região", explicou ao JC.
REPASSE FACILITADO
João Doria também assinou no evento o autorizo do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp), programa que pretende facilitar o repasse de recursos financeiros e apoio técnico do Estado de São Paulo aos municípios, por meio da Secretaria da Educação. Com a criação do Painsp, a transferência de recursos começa a ser feita por meio de um Termo de Compromisso, formalizado pela Secretaria.
Os principais eixos a serem viabilizados pelo Plano são aquisição de materiais didáticos, pedagógicos e tecnologias educacionais; educação inclusiva; articulação do transporte escolar; melhoria na alimentação escolar, entre outros.