Todos sabem que a prática regular de exercícios é essencial para uma vida melhor. E um dos segredos para conseguir tornar a atividade física algo presente na rotina é encontrar uma modalidade que seja prazerosa. A natação é uma ótima opção para isso, já que os treinos na água proporcionam muito bem-estar.
Nadar ajuda a controlar o estresse e a ansiedade. Também auxilia no combate de várias doenças, como obesidade, asma e bronquite.
Um ponto importante, principalmente para quem está com excesso de peso, é que os esportes aquáticos geram baixo impacto nas articulações e facilitam movimentos que seriam difíceis de executar fora do ambiente aquático. Veja 12 benefícios que a natação pode trazer para a saúde.
1 - Concentração em alta
É uma modalidade com muitos detalhes, movimentos que precisam ser feitos em sincronia. A concentração durante o exercício é fundamental, o que acaba elevando o nível dessa capacidade - exigida em diversas áreas da vida.
2 - Melhora do humor
O treino de natação estimula a produção de neurotransmissores que geram a sensação de bem-estar e prazer. Eles reduzem o estresse e melhoram o humor. Isso é algo proporcionado por qualquer exercício, mas o benefício tende a ser turbinado pelo contato com a água, que é relaxante.
3 - Controle da pressão
A atividade física ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, mantendo a pressão arterial baixa e reduzindo o risco de hipertensão.
4. Menor risco
de ter diabetes
Quando praticamos exercícios, os músculos usam a glicose (açúcar) como combustível, isso reduz a glicemia (nível de açúcar na corrente sanguínea) e o risco de ter diabetes tipo 2.
5. Redução de gordura
Em um treino de natação você queima, em média, 500 calorias por hora. Se atividade física estiver aliada a uma boa alimentação, vai proporcionar a perda de peso.
6. Proteção da cartilagem
É um exercício sem impacto nas articulações.
7. Ganho de força
Ajuda no fortalecimento dos músculos dos braços, tronco, abdome e pernas.
8. Coração em forma
Nadar melhora o condicionamento cardiovascular e reduz o risco de doenças como infarto e AVC.
9. Asma
Por aumentar a capacidade pulmonar, a atividade contribui para minimizar os sintomas e até controlar a doença.
10. Flexibilidade
Mantém os músculos flexíveis e saudáveis.
12. Mais fôlego
e disposição
A melhora do condicionamento físico vai deixar você com mais resistência e disposição para atividades do dia a dia.