Daniela Hueb

Cuidados com o pescoço: veja como manter a pele da região saudável e bonita

13/02/2022 | Tempo de leitura: 3 min

O pescoço é uma área que passa despercebida até por quem tem uma certa rotina de cuidados com a pele. Cuidamos do rosto e do corpo, mas o pescoço, com frequência, é deixado de lado.

Mas não pode ser assim, não. Afinal, estamos falando de uma região na qual a pele é bem fina e sensível. Como a pele do pescoço se diferencia do rosto por contar com quantidade menor de glândulas sebáceas, ela tem menos poder de hidratação, o que a torna mais sensível, ressecada, além de apresentar mais manchinhas a longo prazo.

Isso, somado à falta de cuidados, acaba fazendo com que a área do pescoço apresenta sinais de envelhecimento antes até do rosto. Por isso, cuidar da região é muito importante.

Mas qual é essa rotina saudável de cuidados e o que você deve fazer? Acompanhe para saber!

Uso de protetor solar

O protetor solar sempre vai aparecer na minha lista de cuidados, porque ele é essencial para a fotoproteção, que evita o envelhecimento causado pelo sol e também possíveis manchas.

Além de proteger a sua pele, seu dermatologista pode indicar um produto que combine a proteção solar com ativos que melhoram a hidratação da região, além de combater radicais livres e a poluição.

Então, assim como no rosto, o protetor solar deve ser usado na região do pescoço todos os dias, tanto em dias ensolarados, quanto em nublados e ambientes internos.

Utilizar o protetor solar dessa maneira irá reduzir as chances de desenvolver a hiperpigmentação, que é mais comum pelo efeito cumulativo da radiação. Também ajuda a preservar o colágeno, que traz firmeza para a região do pescoço. Ainda, é possível usar vitamina C antes do filtro solar, o que vai potencializar essa ação.

Aposte na hidratação do pescoço

Da mesma forma que a aplicação de filtro solar, o uso de hidratante precisa ser diário. É interessante usar um hidratante mais potente e próprio para esse tipo de pele.

O ideal são produtos mais enriquecidos, por exemplo, com ácido hialurônico e vitamina E na região. Além disso, à noite, pode ser interessante associar a hidratação com algum tipo de ácido, mas isso deve ser recomendado pelo dermatologista, de acordo com sua idade e características da pele.

Faça bons tratamentos

Mesmo tendo esses dois cuidados, ainda é preciso considerar a possibilidade de tratamentos. Afinal, existe muita gente que descuidou da região por anos e agora é o momento de recuperar o tempo perdido.

Nesse sentido, seu médico pode recomendar alguns dos tratamentos abaixo — lembrando que alguns deles podem até ser combinados para um efeito mais potente.

* Ultrassom microfocado: ele faz um efeito lifting na pele do pescoço, porque age diretamente nos músculos, trazendo mais firmeza à região. É um tratamento que pode ser feito durante o verão e tem resultado a longo prazo.

* Criolipólise: é muito comum, com o passar dos anos e diminuição da firmeza da pele, que se acumule gordura no pescoço, formando uma espécie de papada. A criolipólise é um tratamento interessante para eliminar parte da gordura.

* Bioestimuladores: os bioestimuladores são injetados na região do pescoço e ajudam a restaurar o colágeno, deixando a pele mais lisa e firme. Também é um tratamento que traz resultados a longo prazo.

* Ácido hialurônico: injetar ácido hialurônico é um tratamento conhecido como skinbooster e serve para aliviar rugas finas que surgem no pescoço, às vezes, até antes do tempo.

* Toxina botulínica: injeções de toxina botulínica na região do pescoço e no contorno da mandíbula permite relaxar os músculos. Quando esses músculos estão muito ativos, eles puxam as laterais inferiores do rosto para baixo, piorando a flacidez.

Além de todos esses cuidados que eu citei, é interessante evitar alguns hábitos, como o excesso de sol sem proteção, o tabagismo, o excesso de bebidas alcóolicas e banhos muito quentes. Todos eles, a longo prazo, deterioram a qualidade da pele e, como a região do pescoço é mais sensível por natureza, os efeitos do envelhecimento são mais rápidos.

Agora que você já tem as informações, é hora de repensar seus hábitos e melhorá-los, hein!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.