Lisia Vargas

Marcenaria inteligente! Como?

13/02/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Isso mesmo, marcenaria inteligente é quando compatibilizamos todo o acervo, para, então, desenvolver o projeto. Específico e personalizado! O projeto perfeito geralmente é desenvolvido pela(o) arquiteta(o), marceneiro e a(o) personal organizer. Esse trio de profissionais consegue aliar design, beleza, funcionalidade, praticidade e principalmente otimização do espaço.

Geralmente quando adquirimos um guarda-roupa ou encomendamos o projeto de um closet, louceiro, gourmet... nos preocupamos primeiro com a beleza, o design e as cores… O encantamento fica por conta da estética, as dimensões normalmente ficam em segundo plano. Medidas como profundidade, altura e largura são examinadas sem a atenção necessária. E medidas equivocadas são as maiores vilãs de um projeto problemático.

Ocasionando erros como:

> Gaveta sem profundidade interna não acomoda bem as peças.

> Cabideiro baixo arrasta as calças na base do armário.

> Prateleira curta dificulta acomodar roupa de cama.

> Sapateira sem altura não acomoda sapatos de plataforma, ou com altura demais sobra espaço, no caso das rasteiras e sapatilhas.

> Pouca profundidade no guarda-roupas faz com que as portas fechem em cima das roupas que estão penduradas.

> Maleiro que não cabe a mala.

Se eu for enumerar aqui esse texto não acaba (rsrsrs). Então, fique atenta a esses detalhes, porque eles são muuuito mais importantes que a estética. Por exemplo, você já viveu a experiência de um guarda-roupa com portas de correr? São excelentes para otimizar o espaço de circulação do quarto, mas um desastre se a porta de correr arrasta nas roupas. Assim, se você for comprar um guarda-roupa pronto leve um cabide e uma blusa, pendure e veja a profundidade do cabideiro. É a forma mais prática e simples para ver se a profundidade é suficiente.

Por que isso? Porque o trilho para correr as portas "consome" espaço interno do armário! Esse tipo de armário sempre deverá ter uma profundidade maior do que um armário com portas de abrir. Mas se você já possui o seu armário, mas ele não é confortável, e deseja otimizar o espaço interno, sempre podemos melhorar!

Uma sapateira com as alturas das prateleiras redimensionadas triplica o espaço, podendo acomodar muitos pares à mais, como no antes e depois à seguir:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.