Cultura

'Como nascem os poemas': os processos de Isabel Marino


| Tempo de leitura: 2 min

Nesta terça-feira (22), a poetisa Isabel Marino lança, em Bauru, seu primeiro livro autoral: "Como nascem os poemas", uma obra que reúne mais de 50 textos elaborados pela autora ao longo dos últimos anos. O evento, marcado para 19h, ocorrerá no Sebo "O Livreiro" e terá duração de cerca de duas horas.

Os pés cansados, a noite de luar, uma varanda, a amiga Maria, a primavera que chega... Tudo é poesia no olhar e na escrita de Isabel Marino. Nascida em 13 de maio de 1987 e criada em Agudos, teve seus primeiros contatos com a literatura por meio da cartilha da escola, livro em que lia e relia as histórias e as poesias. Desta primeira experiência, vieram outras e alguns livros que marcaram a sua vida: "A ladeira da saudade", "O Guarani", "Acontece a cada primavera" e daí por diante.

A poetisa afirma que sempre gostou de ler, em especial os romances; e foi de dentro de casa que veio o grande exemplo para ela, que, além de escrever, costuma musicar seus versos: seu pai cantarolava e ela sempre o acompanhava.

ESCRITA

Isabel suspeita ter TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade -, mas ainda não teve um diagnóstico fechado. A hipótese surgiu no momento de fazer a faculdade, época em que conheceu o assunto. Hoje, ela aprofunda os estudos sobre este tema ao mesmo tempo em que busca ajuda para lidar com a possível doença. Conhecer e lidar com o hiperfoco - característica que as pessoas portadoras de TDAH têm para se concentrar em uma única atividade ao longo de horas, apesar de muitas vezes fazer atividades que não retêm a atenção - foi essencial para aproveitar os momentos que surgiam para gestar os poemas.

Assim, ela se recorda: "Eu começava a escrever de repente, em qualquer lugar, deixava as coisas inacabadas. Sentar para escrever era algo quase impossível. Conhecer essa condição de TDAH, aceitar e lidar com o hiperfoco me ajudou demais para chegar até aqui. Tenho 34 anos e jamais achei ser possível ter um livro autoral, mas aqui está: 'Como nascem os Poemas'. Para isso, contei com a ajuda de muitas pessoas queridas que me incentivaram: a Roseli Andreotti Félix, a Isabel Viotto e o Reginaldo Furtado, que se tornou o meu editor e que não só me apoiou, mas também guiou todo o meu trabalho para que essa publicação acontecesse".

Ao lado do inseparável violão, está a alegria de quem não se deixou abater pelas dificuldades da vida. Esposa, mãe, professora, poetisa. É assim que Isabel Marino é. "Como nascem os poemas" tem foto de capa de Caroline Rohwedder e projeto gráfico de Beatriz Ferre Furtado. Foi produzido pela Persistere Editora em parceria com a Clepsidra - Comunicação, História e Memória.

SERVIÇO

O Sebo "O Livreiro" está localizado na rua Engenheiro Saint Martin, 15-7, Centro. Mais informações podem ser consultadas pelo número: (14) 99701-1425.

Comentários

Comentários