Uma empresa de investimentos de Bauru implantará em sua fachada, na quadra 7 da av. Getúlio Vargas, a escultura de um touro feita de sucata, inspirada no Touro de Wall Street, símbolo da Bolsa de Valores nos Estados Unidos (leia mais abaixo). A obra, produzida pelo artista mineiro de metais Edson Leandro de Andrade, virá de Três Marias (MG) e será instalada na cidade nesta quinta-feira (14).
Com cerca de 1,2 tonelada, 3,20 metros de comprimento, 1,50 metro de largura e 1,80 metro de altura, o monumento, apesar de inspirado na estátua de Nova York, procura trazer, em sua essência, a ideia de reconstrução.
"O touro simboliza a força, a coragem e a determinação de um povo. A sucata, por sua vez, representa a reconstrução. Resolvemos presentear Bauru com essa escultura em função de todas as crises que vivemos nos últimos tempos, seja por causa da pandemia ou em função da própria economia. Consideramos que depende de cada um de nós reconstruir um País melhor e acreditamos na força, coragem e determinação da cidade para ir além", ressalta Fabio Freire Lara, idealizador da ação e sócio proprietário da Copaíba Invest, empresa da XP Investimentos em Bauru.
A estátua toda produzida em metal leva em sua composição peças que foram descartadas e eram passíveis de reutilização. "São retalhos em metal, componentes de carro, de bicicleta...", exemplifica Lara, contando ter conhecido o trabalho de Edson Leandro no fim do ano passado. "O portfólio dele inclui a realização de várias obras representando animais e que, hoje, podem ser apreciadas em diversos Estados no País. É um artista que consegue imprimir notável grau de fidelidade", observa.
O investimento de aproximadamente R$ 40 mil foi feito por Lara e outros dois sócios dele, Valdir Lino e Fabio Antunes, todos da Copaíba Invest.
PERMISSÃO
Como forma de evitar possíveis problemas, Lara submeteu o pedido de instalação da escultura à Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). O poder público respondeu com um termo de anuência, dizendo não se opor à ação e considerando que o monumento não será fixado no passeio público, mas sim em área particular.
No documento, assinado pela Diretoria de Departamento de Uso e Ocupação de Solo, a prefeitura solicita apenas que a empresa adote as medidas necessárias para garantir a segurança no local.
Lara ressalta que, além de vidros de proteção da fachada, será instalada iluminação ao redor do touro e uma placa informativa, que contará, por meio de QR Code, a história do monumento e a inspiração na escultura de Wall Street.