Internacional

Aplicadas sanções a ex-mulher e ex-amante de Putin

FolhaPress
| Tempo de leitura: 1 min

Londres - O Reino Unido emitiu nesta sexta-feira (13) sanções contra doze parentes e pessoas próximas do presidente russo Vladimir Putin, dentre eles, a ex-mulher Lyudmila Ocheretnaya, e Alina Kabaeva, ex-ginasta e suposta ex-amante. Na lista consta ainda Anna Zatseplina, avó de Kabaeva.

De acordo com o jornal The Guardian, o Ministério das Relações Exteriores argumentou que, como o presidente russo possui "oficialmente apenas ativos modestos, são essas pessoas que ajudam a sustentar seu estilo de vida luxuoso". O anúncio significa o congelamento de bens e proibições de viagens.

PARENTES

"Estamos expondo e mirando a rede obscura que sustenta o estilo de vida luxuoso de Putin e apertando o cerco ao seu círculo íntimo. Continuaremos com sanções a todos aqueles que ajudam e favorecem a agressão de Putin até que a Ucrânia prevaleça", afirmou a Ministra das Relações Exteriores britânica, Liz Truss, em comunicado.

O Reino Unido, em conjunto com aliados ocidentais, tem aplicado sanções a centenas de russos ricos, bem como a empresas industriais e financeiras estrategicamente importantes, em resposta à invasão russa da Ucrânia.

A vida pessoal e familiar do presidente da Rússia, Vladmir Putin, é recheada de mistérios. O que se sabe é que o líder russo foi casado com Lyudmila Shkrebneva, com quem teve duas filhas, Maria, nascida em 1985, na então Leningrado (hoje São Petersburgo, na Rússia) e Katerina, que nasceu no ano seguinte em Dresden, na então Alemanha Oriental.

No entanto, de tempos em tempos, a imprensa russa, sobretudo de oposição, especula que Putin tenha outros filhos. Já foi dito, por exemplo, que o presidente russo tem uma filha com a milionária Svetlana Krivonogikh e que também teve filhos com a ex-ginasta Alina Kabaeva. O Kremlin sempre negou esses boatos.

Comentários

Comentários