Reinaldo Cafeo

IPCA desacelera

12/06/2022 | Tempo de leitura: 3 min

A inflação oficial do Brasil, o IPCA, desacelerou para 0,47% em maio. O índice acumula alta de 11,73% em 12 meses. O grupo alimentação recuou 1,7% no mês de maio em comparação ao mês anterior.

Oito grupos de produtos e serviços tiveram alta

Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE tiveram alta em maio. A maior variação veio de vestuário, com alta de 2,11% e impacto de 0,09 ponto percentual (p.p.) no indicador, e o maior impacto (0,30 p.p.) veio novamente dos transportes, que subiu 1,34% no mês passado (mas desacelerou em relação à alta de 1,91% de abril).

Mais detalhes sobre os transportes

A inflação dos transportes foi puxada pelas passagens aéreas (18,33%), que já haviam subido 9,48% em abril (9,48%) e representou o maior impacto individual altista no IPCA do mês (0,08 p.p.). Vale destacar que os técnicos do IBGE esclareceram que o preço das passagens aéreas foi coletado dois meses antes, ou seja, coletado em março para viagens que seriam realizadas em maio. A alta deve-se a dois fatores: elevação dos custos devido ao aumento nos preços dos combustíveis; e pressão de demanda, com o aumento do consumo, após um período de demanda reprimida por serviços, especialmente aqueles prestados às famílias.

Mais detalhes dos grupos

Outro item que teve impacto de 0,08 p.p. na inflação de maio foi produtos farmacêuticos, que subiu 2,51%. O preço dos planos de saúde segue em queda (-0,69%). Com isso, o grupo saúde e cuidados pessoais, do qual produtos farmacêuticos e planos de saúde fazem parte, subiu 1,01%. Já o grupo alimentos e bebidas desacelerou, de uma forte alta de 2,06% em abril para 0,48% em maio, e os demais grupos ficaram entre alta de 0,04% em educação e de 0,72% de comunicação.

Juros podem subir menos

A próxima reunião do Copom ocorrerá nesta semana, entre os dias 13 (terça) e 14 (quarta). Na última ata do Comitê ficou sinalizado que os juros poderiam subir menos daqui para frente, e considerando os vários índices de inflação, e em especial o IPCA, inflação oficial, isso deve ser realidade. Muito provavelmente ocorrerá uma alta de 0,5 ponto percentual, atingindo 13,25% ao ano, parando por aí, até que a queda da inflação se confirme nos próximos meses. Quarta-feira a noite saberemos.

A importância das empresas de pequeno porte

Segundo dados do Sebrae, as micro e pequenas empresas (MPE) estão puxando a criação de empregos formais em 2022. Do saldo positivo de 700,59 mil postos de trabalho formais criados no Brasil até abril deste ano, 585,56 mil, o equivalente a 76% do total, originaram-se de pequenos negócios. A base de dados é o Caged.

Serviços lidera

O setor de serviços se destaca com a abertura de 93,4 mil vagas nas empresas de pequeno porte em maio. Este setor vem seguido do comércio e da indústria. Incentivar o empreendedorismo, liberta as pessoas e gera riquezas. Os números falam por si.

Poupar primeiro, gastar depois

Quem consegue acumular riqueza é quem primeiro poupa e depois gasta. A lógica é simples: considerando que nossa propensão para gastar é elevada, esperar pagar por tudo que desejamos para depois guardar uma parte da renda, não vai funcionar. Fatalmente faltará dinheiro. Então inverta: recebeu sua renda, separe um valor e guarde. Por menor que seja o valor, você criará hábito de poupar e quando menos perceber terá acumulado um bom valor.

Mude já, mude para melhor!

As palavras "respeito" e "arrependimento" têm ocupado espaço importante em meus pensamentos. Cada vez mais estou convencido que algumas pessoas estão passando do limite razoável em suas manifestações, quer verbais, quer por escrito (em redes sociais) e quando se arrependem, não convencem. Neste contexto vale lembrar outra palavra: "empatia", colocando-se no lugar do outro, caso contrário vira "cinismo", portanto, longe de ser considerado sincero. Mude já, mude para melhor! Feliz Dia dos Namorados.

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.