José Milagre

As eleições e o seu WhatsApp

26/06/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Desde o último período eleitoral (2020), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vêm desenvolvendo um canal de contato com os eleitores em parceria com o WhatsApp. Exatamente: o maior canal de mensageria e o TSE estão conectando eleitores. A parceria foi renovada em fevereiro deste ano, com acordo virtual transmitido ao vivo pelo canal do TSE no Youtube.

Como será o acordo?

O acordo estabeleceu obrigações para ambas as partes, ficando a META responsável até mesmo por ministrar treinamentos - através da elaboração de cartilhas com informações sobre o app - para funcionários do Tribunal e a criação de um canal extrajudicial para a comunicação de falsa informação. Vale destacar que o canal não serve como meio de denúncia. É importante mencionar, ainda, que a parceria surgiu após a iniciativa do Programa de Enfrentamento à Desinformação, com escopo de combater a disseminação de notícias falsas, em 2018.

Qual o objetivo?

O principal escopo da ferramenta é tirar dúvidas, manter os eleitores atualizados e evitar a disseminação de fake news. O canal conta com 16 (dezesseis) tópicos, entre eles informações sobre como tirar ou regularizar seu título, as datas do calendário eleitoral, seu local de votação e uma sessão denominada "Fatos ou Boatos?". Ao acessar este último, pode-se encontrar conteúdos que foram analisados por agentes regulares e que podem comprovar ou não as informações que circulam na rede, evitando a desinformação e disseminação irregular de conteúdo.

Sobre a plataforma

O sistema de Chatbot foi desenvolvido de forma gratuita pela empresa Infobip, por meio de um acordo de cooperação entre o TSE e o WhatsApp para combate a desinformação no período eleitoral e está em desenvolvimento desde o último período (2020), tendo sido atualizado pela última vez no dia 4 de abril deste ano, quando o sistema passou a enviar mensagens proativas aos eleitores, com expectativa de prepará-los para lidar com as notícias falsas que poderão ser disseminadas durante as eleições.

Como me cadastrar?

Para se cadastrar, basta acessar o link whatsapp wa.me/556196371078 ou adicionar o número 55 61 9637-1078 aos seus contatos e enviar uma mensagem. Seu cadastro será realizado imediatamente e o menu de dúvidas será disponibilizado pelo sistema. Mas atenção: não forneça dados desnecessários! O perfil do TSE no WhatsApp possui selo de verificação, e seu nome consta como "Serviço Público e Governamental". Fique atento para não cair em golpes.

Envie sua mensagem

Envie sua dúvida, opinião ou sugestão para a coluna! Mensagem para consultor@josemilagre.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.