Reinaldo Cafeo

Inflação na zona do euro bate recorde

03/07/2022 | Tempo de leitura: 3 min

A inflação na zona euro atingiu 8,6% no acumulado em 12 meses até junho deste ano. Preços da energia e dos alimentos foram os vilões, consequência da guerra na Ucrânia. É o índice mais elevado desde o início da série histórica que começou em 1997, ficando 0,5 ponto percentual acima do mês de maio (8,1%). Alguns exemplos de inflação anualizada em países europeus: Alemanha 8,2%, Itália 8,5%, Espanha 10,0%, Grécia 12,0%, Luxemburgo 10,3%, entre outros.

Brasil saiu na frente no combate a inflação

Tanto os países da Europa como os EUA retardaram muito o combate a inflação, diferentemente do que ocorreu no Brasil, que iniciou o combate à carestia muito antes. A política monetária austera está sendo utilizada mais forte agora no Exterior, enquanto os juros no Brasil saltaram ao longo dos meses de 2% ao ano (2020) para 13,75% agora. Inclusive a política tributária propondo redução da carga tributária nos combustíveis e energia está sendo levada a efeito tanto no Brasil como nos EUA, por exemplo. Os instrumentos de política macroeconômica estão sendo utilizadas na plenitude.

Fechamento de junho: bolsa brasileira acuma perda de 11,5%

O Ibovespa termina o mês, o trimestre e o semestre em tom menor, com junho (11,50%) ainda pior do que abril (-10,10%), após a leve recuperação observada em maio ( 3,22%). Incertezas sobre o grau de desaceleração global em meio ao ciclo de aperto monetário, em especial nos EUA, e ainda a questão fiscal aqui no Brasil, tiraram o apetite dos investidores por renda variável.

Cenários para construção civil no Brasil

Os investidores se mantêm confiantes com o futuro da construção civil no Brasil, mesmo com dificuldades no curto prazo. As amarras para o setor são a inflação e juros altos. Os financiamentos imobiliários estão mais caros e é um inibidor de vendas. Também a extensão da guerra entre Rússia e Ucrânia trouxe desequilíbrios ao mercado, afetando os custos e o abastecimento de insumos para o setor. De qualquer maneira o ambiente ainda é favorável.

Confiança empresarial avança

Pelo quarto mês seguido a Confiança empresarial avança. O indicador é calculado pela FGV. O índice subiu 1,4 ponto em junho ante maio, para 98,8 pontos. Na análise trimestral, o segundo trimestre deste ano cresceu 7 pontos percentuais sobre o primeiro trimestre. O índice reúne em seu cálculo sondagens da Indústria, Serviços, Comércio e Construção. São atribuídos pesos proporcionais à participação na economia dos setores investigados.

Taxa de desemprego em queda

A taxa de desemprego no Brasil recuou para menos de 10% pela primeira vez desde 2016, atingindo 9,8% de março a maio. De cada dez trabalhadores ocupados, quatro estão na informalidade. Aumentaram contratações nos últimos três meses a construção civil, o comércio e a indústria. Lembrando que no trimestre anterior o índice estava em 11,2%. O número de pessoas ocupadas é recorde desde o início da série histórica em 2012: 97,5 milhões de trabalhadores.

Fique de olho em seus direitos (1)

É lei: depois que o consumidor paga uma dívida atrasada, o nome dele deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito em no máximo cinco dias. O prazo deve ser contado a partir da data de pagamento. Isso vale mesmo que o acordo contemple a liquidação em parcelas. Pagou a primeira? O nome negativado deve ser retirado em até cinco dias.

Fique de olho em seus direitos (2)

A loja não pode exigir valor mínimo para o consumidor pagar a compra com cartão. Segundo o Procon, se a loja aceita cartão como meio de pagamento, deve aceitá-lo para qualquer valor nas compras à vista.

Mude já, mude para melhor!

Difamação é tirar a boa fama ou o crédito, desacreditar publicamente atribuindo a alguém um fato específico negativo. Levanto este tema, porque tem muita gente, inclusive políticos que não estão sabendo estabelecer os limites de suas falas e posicionamentos. Vida em sociedade exige respeito a biografia e reputação as pessoas. Mude já, mude para melhor!

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.