Hoje é dia de celebrar aquele que você chama de pai. Seu pai, seu pai do coração, seu avô que faz papel de pai... Não importa. O que vale mesmo é enchê-lo de abraços e dizer o quanto o ama e ele é importante para você.
E saiba que não é precisa ter um presente caro para fazer isso! Um cartão bem bonito escrito por você vai deixá-lo muito, muito feliz. Pode ter certeza disso.
Mas você conhece a origem do Dia dos Pais? Existem relatos de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para o seu pai. Nesse cartão desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai.
BRASIL
No Brasil, segundo alguns registros históricos, foi o publicitário e jornalista Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais. Na tentativa de atrair comerciantes a publicitarem no jornal "O Globo", onde trabalhava, Bhering difundiu a data, que rapidamente se tornou popular.
Inicialmente, Sylvio Bhering escolheu o dia 16 de agosto para comemorar o Dia dos Pais porque esse era o dia de São Joaquim. O santo foi o pai da Virgem Maria e, portanto, avô de Jesus Cristo. A data foi modificada para o segundo domingo do mês de agosto, para que os pais pudessem aproveitar o dia com os filhos, pois geralmente a maioria deles tem folga aos fins de semana.
Muitos outros países têm datas fixas para comemorar o dia dos pais por diferentes motivos. Confira a seguir algum deles:
Em Portugal, Itália e Espanha, o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março quando a Igreja Católica comemora o dia de São José;
Em Taiwan, comemora-se o Dia dos Pais em 8 de agosto, pois a pronúncia da data no dialeto deles assemelha-se à palavra papai;
Na Tailândia, o Dia dos Pais é realizado em 5 de dezembro, data do aniversário do rei Bhumibol Adulyadej (1927-2016);
Na Rússia, a homenagem aos pais ocorre em 23 de fevereiro, Dia do Defensor da Pátria local.