Nacional

Frio: queda brusca de temperatura traz risco à saúde e Inmet faz alerta


| Tempo de leitura: 2 min

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja de risco de queda de temperatura para 14 Estados, incluindo São Paulo. Essa classificação indica a possibilidade de a temperatura cair mais de 5ºC, oferecendo risco à saúde, segundo o instituto. 

Para aqueles que já possuem doenças respiratórias, uma mudança brusca de temperatura, como ocorre agora é, sim, perigosa. É comum aumentarem os casos de rinite, asma, crises de falta de ar e pneumonia, em especial em idosos e crianças, quando isso acontece.

O frio repentino é uma agressão ao corpo, que exige que ele gaste mais energia para gerar calor e provoca uma queda na defesa do organismo. As terminações nervosas do nariz são especialmente sensíveis a mudanças bruscas de temperatura. 

ESTRADAS

Além disso, há risco para os motoristas em estradas. O frio pode inibir a visão com nevoeiros, chuvas que incluem até granizo deixando as pistas mais escorregadias. O próprio arrefecimento do ar dentro do veículo, com o sistema de ar quente usado, ou os vidros todos fechados, pode causar embaçamento do vidro, o que piora a visibilidade nas estradas.

A queda é decorrente de uma massa de ar frio e seco, de origem polar, que ao Centro-Oeste, Sul e Sudeste. E mantém as temperaturas em declínio.

 Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os termômetros marcaram menos de 0ºC. A maior parte das localidades com temperaturas negativas ficam no Rio Grande do Sul. Já a menor temperatura do ano na região Sul, -6,4ºC, foi registrada em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina.

Outras três cidades catarinenses também registraram temperatura negativa: São Joaquim (-3,6ºC), Rancho Queimado (-1ºC) e Campos Novos (-0,6ºC).

Dentre as cidades do Rio Grande do Sul, a que teve menor temperatura foi São José dos Ausentes, com -2,8ºC. As demais cidades são Quaraí (-2,5ºC), Vacaria (-2,2ºC), Cambará do Sul (-1,7ºC), Serafina Corrêa (-0,8ºC), Soledade (-0,3ºC), São Mateus do Sul (-0,2ºC), Lagoa Vermelha (-0,1ºC).

RIO E SÃO PAULO

A frente fria chegou à cidade do Rio de Janeiro e, segundo o Alerta Rio, sistema que avisa sobre chuvas intensas e possibilidade de deslizamentos em encostas do município, núcleos de chuva se formaram sobre o município. Às 6h20 desta sexta-feira (19), a cidade entrou em estágio de mobilização.

A mínima em São Paulo foi de 9 graus na madrugada. O frio ainda perdura durante o final de semana, mas no Sul já não há mais condições para nevascas.

Comentários

Comentários