Conversando com o Bispo

O Deus, Pai Misericordioso - Ano C

11/09/2022 | Tempo de leitura: 4 min

Neste domingo, a mensagem bíblica da Missa está centrada na leitura das três parábolas da misericórdia de Lucas: a ovelha perdida, a dracma perdida, o pai pródigo e seus dois filhos - Lc 15,1-32. Este trecho evangélico de Lucas é considerado "o Evangelho dentro do Evangelho". Põe em evidência o coração do Evangelho e o mistério mais profundo de Deus, a misericórdia. Como se deduz da palavra "misericórdia", do latim, a "pobreza do coração", este vocábulo revela o que é o coração do bom Deus, um coração condoído com os pobres, feridos, doentes e atribulados, e movido a ir ao seu encontro para procurá-los e libertá-los. Como disse o Papa São João Paulo II, na "Dives in Misericórdia" (Rico em Misericórdia), a misericórdia é "o mais admirável atributo do Criador e Redentor" (DM, 2). O Papa Francisco, na "Misericordiae Vultus" (O Rosto da Misericórdia), bula de lançamento do Ano da Misericórdia, disse que "Do coração da Trindade, do íntimo mais profundo do mistério de Deus, brota e flui incessantemente a grande torrente da misericórdia "(MV, 25). Este é o mistério do Deus Uno e Trino: cria do nada todas as coisas, liberta e salva, ama e santifica; tudo com amor misericordioso. O Papa Francisco ressalta a pessoa de Jesus Cristo como o "rosto da misericórdia do Pai", frisando que a "misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré... Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus" (MV, 1). De fato, os sinais que Jesus realizou, as suas ações concretas em favor dos pobres e sofredores, narrados abundantemente nos Evangelhos, são as provas cabais da verdade da sua mensagem de libertação e salvação, em outras palavras da verdade sobre o anúncio da misericórdia divina que Ele protagonizou. O Papa Emérito, Bento XVI, comentando a parábola do Bom Samaritano, escreveu que "Deus, o distante, fez-se próximo em Jesus Cristo" (Jesus de Nazaré, pg. 178). O Apóstolo João nos garante que "Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo aquele que crer tenha nEle a vida eterna. Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele" (Jo 3,16-17). Pois bem, as três parábolas de hoje, Jesus as concebeu e as contou a fim de revelar o mistério insondável do amor do Pai, da sua misericórdia para com a humanidade. Com estas parábolas, Jesus põe em relevo todo o desvelo do Pai que se movimenta em direção aos perdidos na vida, aos discriminados sociais, aos largados à própria sorte ou por causa dos pecados ou dos preconceitos ou dos abandonos. Deus é assim como o homem que vai atrás da ovelha que se perde, como a mulher que varre a casa até encontrar a moeda de prata, como o pai que perdoa o filho arrependido e o acolhe de volta em sua casa e faz grande festa, porque o filho que estava morto vive, que estava perdido foi encontrado. O Papa Francisco começou o seu ministério em 2013, fazendo o seguinte convite: "Irmãos e irmãs, o rosto de Deus é o de um pai misericordioso, que sempre tem paciência. Um pouco de misericórdia torna o mundo menos frio e mais justo. Precisamos compreender bem esta misericórdia de Deus, este Pai misericordioso que tem tanta paciência. Não esqueçamos esta verdade: Deus nunca se cansa de nos perdoar; nunca! Mas, nós às vezes cansamo-nos de pedir perdão. Não nos cansemos jamais, nunca nos cansemos!" Ah! Se compreendêssemos bem o que significam estas palavras do Papa Francisco: "Misericórdia é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado" (MV 2). Não é por menos que o Papa Francisco ficará conhecido na história como o Papa da Misericórdia. Seus gestos e sua pessoa confirmam o que ele fala por palavras.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.