A Coluna Animal desta semana vai trazer um assunto inédito para a história dos Direitos Animais em nossa cidade: a primeira pessoa animalista, ou seja, aquela que defende todos os animais, a visão abolicionista dos animais, que ocupou uma cadeira no Poder Legislativo de Bauru.
Thaís Boonen Viotto Ferreira, mais conhecida por Thaís Viotto é nascida e criada em Bauru, filha única dos professores Clélia Boonen e Tuim Viotto. Fez faculdade de gastronomia na USC em Bauru, tamanha a vocação e o amor pela culinária. Não satisfeita profissionalmente com a gastronomia, fez sua segunda graduação na Faculdade de Direito de Bauru, a ITE. Gosta muito do Direito, e fez a monografia sobre o direito dos animais sencientes, e de tão apaixonada pelas leis, princípios e principalmente o estudo da Constituição Federal de 1988, que em seguida, cursou o Mestrado em Direito Constitucional, e defendeu a dissertação de Mestrado sobre os Direitos dos Animais.
Consegue aliar no dia a dia a paixão pela culinária vegana, cozinhando em todos eventos da comissão de proteção e defesa animal da OAB Bauru, na qual é Presidente Licenciada, e também postando fotos dos pratos que cozinha no dia a dia com a ideia de desmistificar que a culinária vegana é cara e difícil. É Presidente cessante do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal de Bauru (COMUPDA), e Diretora Jurídica da Associação Passofundense de Proteção animal e da ONG Naturae Vitae, de Bauru, atividades essas que exerce “pro bono”, ou seja, trabalha voluntariamente.
No âmbito profissional, desde que se formou exerce a advocacia em seu escritório particular defende causas nas áreas cíveis, consumidor, família, penal, infância e juventude, direito administrativo, ambiental, animal e direito Agrário. Assim como seus pais, avos, tias avos, é professora e palestrante. Com viés social da profissão da advocacia, é atuante no convênio defensoria pública de São Paulo e OAB SP.
Nas eleições municipais de 2020, foi candidata a vereadora pelo Partido PSDB de Bauru, obtendo 1150 votos, ficando suplente do vereador Marcos de Souza. O vereador Marcos de Souza se licenciou, e a Dra. Thaís Viotto assumiu a suplência por duas semanas, de 21 de setembro até 02 de outubro. Em seu primeiro dia de vereadora, fez duras críticas à forma como o Poder Executivo tem tratado de assuntos referentes às políticas de proteção animal e ambiental em Bauru e está cobrando providencias imediatas.
Thaís é mãe de Marco Aurelio, de 5 anos e esposa de Gerson Ferreira, companheiro há quase duas décadas. Também é mãe adotiva dos cães: Cecilia, Shelda, Uadi, Toquinho, Bandeira, Cauan, Hugo, Pretinho, Juliana, Michele, Sofia e Tomás, todos cães regatados de maus tratos, abandono, inúmeras formas de negligência e violência.
Quem tiver interesse em entrar em contato com a vereadora pode ligar na Câmara Municipal de Bauru no telefone (14) 3235-0600 e pedir para falar no gabinete da vereadora; através das redes sociais; ou pelo WhatsApp: (14) 99177-0055. Esta Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru parabeniza a vereadora e se coloca à disposição.
Mariana Fraga Zwicker - Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)