JC Criança

Tomar água é fundamental


| Tempo de leitura: 2 min

Com a chefada da primavera, é natural que os dias fiquem cada vez mais quentes. E uma prática meio esquecida por boa parte das pessoas é fundamental para manter a saúde: tomar água.

Neste calorão, além de uma alimentação equilibrada também precisamos nos hidratar. Podemos sobreviver semanas sem comida, mas poucos dias sem água. Depois do oxigênio a água é o elemento mais importante para a vida.

Nosso corpo é formado por 70 % de água, sendo que 90 % do sangue também é constituído de água e várias reações químicas dependem do consumo deste líquido maravilhoso. A necessidade de água varia de acordo com as proporções da idade e do sexo.

Em geral o cálculo para estimar a ingestão de água é em torno de 40 ml por kg de peso ao dia. Porém há outros fatores que também influenciam na quantidade, como presença ou não de uma doença, o clima, o ambiente e a atividade física.

E o que pode acontecer quando falta água no nosso corpo? Entre as várias coisas, você pode ficar com pele, cabelos e olhos ressecados; ficar mais cansado e sonolento; ter câimbras; ter dificuldades de concentração; ter tonturas e náuseas... Sentiu sede só de ler? Então, beba água todos os dias para não ficar desidratado!

Mas quais os sintomas da desidratração? Urinar com menos frequência e com uma coloração bem amarela, ter a boca seca, a saliva mais viscosa e sensação de sede são alguns indicativos. Quando a gente sente sede, é porque o organismo já está sentido falta de água.

E se você não gosta de tomar água o tempo todo, substitua por água de coco e frutas. E evite a exposição ao sol nos horários de pico, ou seja, entre às 10h e às 15h. E lembre-se: nada substitui a água para uma boa hidratação do organismo.

Comentários

Comentários