Internacional

Vladimir Putin anuncia anexação de quatro territórios da Ucrânia

FolhaPress
| Tempo de leitura: 1 min

Moscou - A Rússia formalizou nesta sexta-feira (30) o processo de anexação de quatro regiões ucranianas ao seu território, um movimento fortemente condenado pela comunidade internacional.

As áreas do Donbass, Donetsk e Lugansk, e Kherson e Zaporizhzhia, ambas no sul, fazem parte do bloco mirado pelo Kremlin. As áreas representam cerca de 15% do território total da Ucrânia. Na última semana, foram organizados "referendos" de anexação que, apesar de serem acusados de fraude, deram ampla vitória pró-Rússia.

Em Moscou, áreas cercadas em torno da Praça Vermelha estavam  decoradas com banners e contavam com estruturas de palcos e telões, que compunham a paisagem comemorativa. "Donetsk, Lugansk, Zaporizhzhia e Kherson. Rússia!", dizem os escritos dos cartazes.

A cerimônia ocorreu no Palácio de St. George, em Moscou. Vladimir Putin, fez um longo discurso, ao lado dos governantes pró-Rússia das quatro regiões.

Não foi a primeira vez que a Rússia deu seguimento a planos de anexar uma região da Ucrânia mesmo com condenações internacionais. Em 2014, a península da Crimeia (sul) passou a ser considerada território russo, embora o decreto também não tenha sido reconhecido pela comunidade internacional.

Comentários

Comentários