Conversando com o Bispo

Evangelizar toda criatura é preciso - Ano C

02/10/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Outubro é mês missionário. Em 2016 o Papa Francisco instituiu o Ano da Misericórdia com o objetivo de nos conscientizar de que o mundo espera que a missionariedade da Igreja tenha a marca da misericórdia do Pai. Portanto, se a missão e a misericórdia devem andar juntas, como o Papa disse, evangelizar a partir de Jesus Cristo é reagir diante dos outros como Jesus reagia, transformando a vida de quem recebia sua mensagem. Ou seja, que a verdadeira missão é uma obra de compaixão para com os pobres, os excluídos e os feridos do mundo. Em outras palavras, que é uma ação libertadora e salvadora das escravidões, dos pecados, das guerras e divisões. Assim como o fez Jesus Cristo, quando andou por este nosso mundo, fazendo o bem, arrematou o Papa.

A mensagem evangélica da santa Missa de hoje - Lc 17,5-10 - fala-nos da necessidade de suplicarmos ao Senhor que aumente a nossa fé para que a fé nos impulsione a servir à comunidade e a trabalhar em benefício da obra missionária da Igreja, em favor do amor misericordioso do Pai para com toda gente e em prol do cuidado para com a criação. Os apóstolos pediram a Jesus: "Aumenta a nossa fé!" Quem tem fé, ainda que do tamanho de um grão de mostarda, responde Jesus, transportará com uma simples palavra de ordem este pé de amoreira daqui para o mar. Quem tem fé do tamanho desse grão é como o empregado que trabalha o dia todo na roça e ao voltar para casa prepara o jantar e, primeiro, dá de comer ao patrão para só depois ele mesmo poder comer e beber. Nem por isso espera um agradecimento do patrão, ao contrário, quando fez tudo o que lhe foi mandado, diz: "Sou servo inútil; fiz o que devia ter feito".

O Papa Francisco vem nos dizendo também que hoje mais do que nunca é preciso cuidar da criação, e inclusive, que neste quesito a nossa primeira oração seja de pedido de perdão a Deus por causa dos pecados cometidos de há muito tempo e de forma violenta contra a vida do nosso planeta. Em seguida, que devemos render graças a Deus pelas maravilhas que Ele criou, este mundo extraordinário em que habitamos, e que tomemos consciência de que somos os seus cuidadores e protetores. O Papa pede-nos ainda que busquemos junto a Deus a graça da conversão ecológica de tal maneira que nos esforcemos para mudar o nosso modo de relacionar com as coisas criadas, adotando novos comportamentos e novas práticas de cuidado com a criação e a mãe terra, nossa casa comum.

Jesus misericordioso, aumente-nos a fé para sermos fiéis discípulos e missionários da misericórdia do Pai, desenvolva em nós o senso de responsabilidade pelo cuidado da nossa "casa comum" e conceda-nos a audácia de amar e servir fazendo o bem sem a pretensão de nos apresentar diante de Deus e dos homens senão como "servos inúteis".

Ontem, celebramos Santa Teresinha do Menino Jesus que passou sua vida no Carmelo rezando pelos missionários. Santa Teresinha com São Francisco Xavier, o grande missionário do Oriente, são os dois padroeiros das Missões. Depois de amanhã, 4 de outubro, celebraremos São Francisco de Assis, o santo missionário do amor misericordioso do Altíssimo e Bom Senhor, o irmão da fraternidade universal de todos os homens e de todas as coisas criadas, o patrono da ecologia e o santo da paz e do bem. Sigamos o exemplo desses santos e supliquemos a sua intercessão por nós e pela Igreja. Amém!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.