O Diário Oficial do Município de Birigui trouxe, nessa quarta-feira, 1º, a exoneração de Danilo de Souza Ferreira do cargo de secretário de Serviços Públicos e a nomeação de Hilário Zerloti para assumir a pasta. Danilo, que até então era o titular da secretaria, foi deslocado para o cargo de secretário adjunto.
A movimentação chama atenção, porque Zerloti já havia sido alvo de recomendação do Ministério Público, que solicitou sua exoneração em abril deste ano quando ele ocupava o cargo de secretário adjunto de Serviços Públicos. Na ocasião, a Promotoria apontou possível prática de nepotismo e falta de qualificação técnica em nomeações de parentes e pessoas próximas à prefeita Samanta Borini (PSD) e ao vice-prefeito Marcelo Parizzati (PSD).
Procurada, a Prefeitura de Birigui afirmou que a atual nomeação de Hilário Zerloti não fere a legislação. Em nota, destacou que o cargo de secretário municipal é considerado de “agente político, dotado de natureza jurídica diversa”, diferente do cargo de secretário adjunto, de caráter administrativo.
“A nomeação do senhor Hilário Zerloti atende plenamente aos requisitos legais e constitucionais vigentes, fundamentando-se na necessidade de garantir a continuidade e a eficiência dos serviços públicos prestados à população”, informou a assessoria.
Segundo a Prefeitura, a recomendação do Ministério Público não se aplica ao cargo de secretário municipal, mas apenas a funções de natureza administrativa. Além disso, justificou a escolha pela “comprovada capacidade técnica e experiência” de Zerloti para o desempenho da função.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.