Mesmo após libertar por conta própria um coleirinho-papa-capim mantido ilegalmente em cativeiro, um morador de Araçatuba foi multado pela Polícia Ambiental por descumprir normas técnicas de reintrodução de animais silvestres. A soltura irregular pode gerar desequilíbrios ambientais e é considerada infração pela legislação vigente.
Durante uma vistoria anterior, a Polícia Ambiental identificou a ave em cativeiro, em uma residência de Araçatuba. Na ocasião, não havia ninguém no imóvel, e os agentes registraram o flagrante com fotos.
Em nova visita realizada nessa sexta-feira, 2, os policiais encontraram o responsável pelo local. Ele permitiu a entrada da equipe e informou que soltou o animal silvestre por conta própria após descobrir que havia sido fiscalizado anteriormente.
Mesmo sem a ave presente, o morador foi autuado em R$ 2.200 por reintroduzir um animal nativo na natureza sem autorização técnica. A ação fere normas ambientais e pode representar riscos ao ecossistema.
O infrator foi orientado sobre as leis ambientais e notificado a comparecer ao órgão responsável para esclarecimentos. A soltura de animais silvestres só pode ocorrer com parecer técnico favorável de autoridade ambiental competente.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.