O Governo do Estado de São Paulo autorizou a abertura de concurso público para o preenchimento de 4,4 mil vagas de soldados de 2ª classe da Polícia Militar. O anúncio foi publicado nesta terça-feira (15) no Diário Oficial do Estado (DOE).
Serão publicados dois editais, cada um com 2,2 mil vagas, com previsão de abertura em agosto deste ano e janeiro de 2026. O salário inicial para o cargo é de R$ 4.825,21.
Para concorrer, é necessário ter entre 17 e 30 anos, estar regularizado com as obrigações eleitorais e militares, além de atender aos requisitos de altura mínima: 1,55m para mulheres e 1,60m para homens.
O processo seletivo será dividido em cinco etapas, incluindo provas de conhecimentos, exames psicológicos, teste de aptidão física, avaliação de conduta social, reputação e idoneidade, além da análise documental.
Desde 2023, o governo paulista já abriu 14,4 mil vagas para reforçar o efetivo da PM, responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo em todo o estado. Atualmente, a Polícia Militar conta com 3,5 mil soldados de 2ª classe em atividade e 645 alunos-oficiais em formação, além dos 7,3 mil policiais já formados, incluindo 101 tenentes do quadro de saúde.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.