BAIXA ADESÃO

Araçatuba vacina apenas 10% do público-alvo contra a gripe

Por Wesley Pedrosa | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Prefeitura de Araçatuba
Campanha segue nas UBSs e será reforçada em ações externas
Campanha segue nas UBSs e será reforçada em ações externas

A Secretaria de Saúde de Araçatuba acende um sinal de alerta diante da baixa procura pela vacina contra a gripe. De acordo com dados do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, atualizados no último dia 17 de abril, apenas 10,24% do público-alvo foi imunizado desde o início da campanha, em 28 de março. Ao todo, foram aplicadas 8.967 doses, de um total estimado em mais de 87 mil pessoas.

A maior adesão até o momento é entre os idosos, com mais de 60 anos, que receberam 6.425 doses. Já entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, apenas 376 foram vacinadas. Trabalhadores da saúde somam 698 doses aplicadas, enquanto 1.072 foram destinadas a pessoas com comorbidades. Outros grupos apresentam índices ainda menores: 160 gestantes, 104 professores e apenas 9 puérperas receberam o imunizante.

A diretora do setor de Vigilância, Priscila Cestaro, reforça a importância da vacinação para reduzir o risco de complicações graves da gripe. “É uma medida segura e eficaz, que ajuda a evitar hospitalizações e óbitos. Por isso, reforçamos o chamado para que o público prioritário procure a UBS mais próxima”, destacou.

Para ampliar a cobertura vacinal, a prefeitura programou ações externas em locais de grande circulação. Nesta sexta-feira, 25, a imunização será oferecida no Shopping Praça Nova, das 14h às 17h, e no sábado, 26, das 14h às 18h, em frente à loja Centauro.

Além disso, as doses seguem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. As UBSs dos bairros Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2 funcionam até 22h. Aos fins de semana, as unidades Morada dos Nobres e Umuarama 2 também abrem, das 8h às 17h.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários