
A Prefeitura de Birigui decretou luto oficial de sete dias em razão do falecimento do Papa Francisco, ocorrido na segunda-feira (21). A medida foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial Eletrônico do Município (DOEM) nesta terça-feira (22), por meio do Decreto nº 7.780/2025.
No documento, a prefeita Samanta Borini expressou o pesar da população biriguiense pela perda do pontífice. “Papa Francisco nos deixa um exemplo de solidariedade, diálogo entre as religiões e respeito pelo planeta, o qual sempre fez questão de chamar de ‘casa de todos’”, declarou a prefeita.
Durante o período de luto oficial, a bandeira do município será hasteada a meio mastro em todos os prédios públicos, como forma de homenagem à figura que marcou a história da Igreja Católica e promoveu ações em defesa dos mais vulneráveis, do meio ambiente e da paz entre os povos.
De acordo com informações divulgadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o anúncio da morte foi feito na manhã de segunda-feira (21), diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, pelo camerlengo da Igreja, o cardeal Joseph Farrell.
Ainda conforme a CNBB, o corpo do Papa será trasladado até a Basílica de São Pedro, onde será velado. O sepultamento está marcado para o sábado, dia 26 de abril, às 10h (horário local). A cerimônia ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro, com missa e ritos solenes de despedida.
Após a celebração, o caixão do Papa será levado ao interior da Basílica de São Pedro e, posteriormente, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado.
O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro latino-americano e jesuíta a ocupar o trono de Pedro. Sua trajetória foi marcada por um pontificado voltado à inclusão social, à ecologia e à renovação da Igreja.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.