APAE

Atividade estimula alimentação de usuários com Síndrome de Down

Por Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Durante a atividade, os usuários participaram de diversas etapas da manipulação dos alimentos
Durante a atividade, os usuários participaram de diversas etapas da manipulação dos alimentos

Inspirados no conhecimento adquirido em palestra sobre seletividade alimentar, realizada na semana passada, colaboradores da APAE de Jundiaí realizaram ontem (24) uma atividade especial focada na alimentação dos usuários com Síndrome de Down. Na proposta, criar uma experiência sensorial para estimular o contato e a aceitação de novos alimentos, respeitando as particularidades e desafios enfrentados por cada assistido pela entidade.

Durante a atividade, os usuários participaram de diversas etapas da manipulação dos alimentos. "Eles descascaram e cortaram alimentos, passaram de um recipiente a outro, amassaram, experimentaram, cheiraram, ofereceram aos colegas e, ao final, ainda provaram novos sabores", explicou Marilia Prado, fonoaudióloga e musicoterapeuta da entidade. Segundo ela, mesmo aqueles com maior dificuldade em se aproximar de certos alimentos conseguiram interagir, o que já representa um avanço importante em suas rotinas alimentares.

A experiência também envolveu as famílias de forma indireta, pois os pais foram convidados a enviar alimentos que os filhos costumam consumir em casa. "Algumas famílias não trouxeram certos alimentos porque não fazem parte de sua rotina alimentar, e aqui os usuários tiveram a oportunidade de experimentá-los pela primeira vez", destacou Vivian Mendonça, terapeuta ocupacional da APAE de Jundiaí.

O diferencial do projeto foi a realização das atividades dentro da cozinha da APAE, criando um ambiente acolhedor e funcional para que os usuários se sentissem à vontade. Após a refeição, eles também praticaram a higienização dos utensílios, o uso da faca e a autonomia na organização do espaço. "Transformamos o momento da alimentação em algo prazeroso e educativo, reforçando que comer pode ser um momento afetuoso, de conexão e aprendizado", complementou Marilia.

Com o sucesso da iniciativa, a APAE pretende continuar promovendo atividades similares, incentivando os usuários a ampliarem seus hábitos alimentares e desenvolvendo sua autonomia na alimentação.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários