
A Prefeitura de Jundiaí realiza, com o apoio do 12º Grupo de Artilharia de Campanha Barão de Jundiahy, uma grande mobilização de combate e enfrentamento à dengue, entre quarta (26) e sexta-feira (28). Nesta segunda (24), os soldados participaram de um treinamento com a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) para se prepararem para o “Xô dengue.”
A ação envolverá mais de 250 pessoas e abrangerá cerca de 30 bairros da cidade. “Novamente, estaremos atuando para sensibilizar a população para entrar conosco na guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Mais de 80% dos criadouros estão nas residências. Atualmente Jundiaí registra 994 casos confirmados da doença, precisamos olhar para isso”, enfatiza a gestora de Promoção da Saúde, Dr.? Márcia Facci.
O trabalho casa a casa ocorrerá no período da manhã e contará com a participação dos Agentes de Controle de Endemias, dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), além dos soldados, que reforçarão, junto aos moradores, a necessidade da adoção das medidas para conter o avanço da doença e farão a busca de criadouros do mosquito. As equipes estarão uniformizadas e acompanhadas por carro oficial. A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) também estará efetuando coletas extras de inservíveis.
“A dengue é uma doença que pode se agravar e levar a morte. O crescimento dos casos acompanha a sazonalidade, sendo que o pico ocorre nos meses de abril e maio, período de calor e chuva. O esforço do Município está concentrado para reduzir os níveis de infestação do mosquito. Mas, precisamos que cada morador faça a sua parte. Esse é o chamado que reforçaremos. Sem a união de esforços não será possível o combate”, complementa a gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.
Treinamento
Durante o treinamento, os soldados foram instruídos sobre o ciclo biológico do mosquito e como identificar os principais criadouros.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.