REFINARIA

Revap celebra 45 anos com exposição interativa em museu de SJC

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Ehder de Souza
Revap (Refinaria Henrique Lage) da Petrobras, em São José dos Campos
Revap (Refinaria Henrique Lage) da Petrobras, em São José dos Campos

A Revap (Refinaria Henrique Lage) da Petrobras, em São José dos Campos, completa em março 45 anos e celebra o aniversário com uma exposição interativa no principal museu de ciências de São José dos Campos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A cerimônia de abertura será na próxima quinta-feira (27), no MIC (Museu Interativo de Ciências), e terá a participação do gerente geral da Revap, Alexandre Coelho Cavalcanti, e do prefeito da cidade, Anderson Farias (PSD). O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, e vai até 27 de setembro.

Com painéis que possibilitam a interação, maquetes, vídeos explicativos e experiências imersivas, a exposição será uma oportunidade para os visitantes conhecerem o processo de refino, a evolução tecnológica da Revap e os desafios para um futuro mais sustentável.

Essa será a primeira vez que a refinaria promove uma exposição interativa, abordando, além de curiosidades da Revap, temas relevantes para a sociedade, como transição energética e inovação no setor de refino.

Segundo Cavalcanti, a iniciativa reforça o compromisso da refinaria com a educação e a conscientização sobre o setor energético.

“A Revap sempre teve uma relação próxima com São José dos Campos e com o Vale do Paraíba. Realizar essa exposição no MIC é uma forma de celebrar nossa história junto com a comunidade, aproximando as pessoas do universo da energia e mostrando como a tecnologia e a inovação são fundamentais para o futuro da refinaria e do setor como um todo”, disse.

Mais ações.

Como parte das comemorações de aniversário, haverá ainda o lançamento do Espaço Revap e visitas guiadas nas instalações da refinaria.

Na segunda-feira (24), data em que a refinaria foi inaugurada em 1980, foi apresentado o Espaço Revap. O local, que fica no prédio administrativo da refinaria, abriga uma mostra permanente, que retrata a chegada do petróleo, o processo de refino, a história da Revap e seus principais produtos. A exposição será disponibilizada para empregados e estudantes, que participam das visitas monitoradas à refinaria.

As visitas guiadas começaram em 29 de março e são direcionadas a familiares dos empregados. Serão cerca de 600 visitantes, divididos em cinco dias, que terão a oportunidade de passear pela refinaria, conhecer o laboratório e participar de dinâmicas tecnológicas e atividades da área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, com acesso a caminhões e ambulâncias utilizados no dia a dia da Revap.

Há quase meio século contribuindo para o desenvolvimento econômico e industrial da região do Vale do Paraíba, a Revap é um dos principais polos de refino do país, que abastece diversas regiões com combustíveis e derivados essenciais para a economia nacional.

Atualmente, a refinaria é responsável por cerca de 30% da arrecadação de ICMS de São José dos Campos e fornece, aproximadamente, 75% do querosene de aviação consumido no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do Brasil. Além disso, ao longo das últimas décadas, a unidade tem se modernizado para atender às novas demandas do setor, investindo em inovação, sustentabilidade e tecnologia.

Entre agosto e novembro deste ano, a Revap passará por uma parada técnica, que vai gerar cerca de 5.000 empregos diretos. As contratações começam a partir de abril. A Petrobras confirmou a parada na refinaria, que terá investimento próximo a R$ 1 bilhão.

 

SERVIÇO

Abertura da exposição “45 anos da Revap”

Local: Museu Interativo de Ciências – São José dos Campos

Data: Quinta-feira (27/03), às 9h

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários