REGIÃO NOROESTE

Frente fria traz chuva, ventos fortes e queda na temperatura

Por Wesley Pedrosa | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Redes sociais
 Previsão indica chuvas com incidência de raios e ventania até sexta-feira
Previsão indica chuvas com incidência de raios e ventania até sexta-feira

Uma frente fria chegou ao estado de São Paulo nesta quinta-feira, 21, trazendo chuva intensa, ventos fortes e temperaturas mais amenas até o próximo domingo, 24. Regiões como Araçatuba, Sorocaba, São José do Rio Preto, Bauru e Itapeva devem enfrentar rajadas de vento acima de 50 km/h, segundo a Defesa Civil estadual.

Em Birigui, as chuvas começaram na madrugada desta quinta-feira, 21, causando alagamentos na avenida João Cernack. A via precisou ser parcialmente interditada pela manhã devido à sujeira acumulada pela enxurrada.

De acordo com o IPMet da Unesp de Bauru, o acumulado de chuva para esta quinta-feira é de 10,6 mm, enquanto a sexta-feira, 22, promete ser ainda mais chuvosa, com 24,7 mm previstos para Araçatuba. A probabilidade de chuva para ambos os dias é de 100%, o que deve aliviar o calor recente.A queda de temperatura será gradual. Na sexta-feira, os termômetros variam entre 20°C e 31°C, mas o tempo volta a abrir no sábado, com predomínio de sol, calor e máxima de 31°C.

Alertas e recomendações

A Defesa Civil alerta que, durante tempestades, é importante evitar áreas arborizadas, enxurradas e locais alagados. Também é recomendável buscar abrigo em locais seguros ao ouvir trovões, mantendo distância de árvores, janelas, vidros e estruturas frágeis como coberturas metálicas. Trabalhos em andaimes ou com peças metálicas devem ser suspensos durante ventos fortes.

Ao dirigir, é fundamental manter distância de cabos elétricos, torres de transmissão e estruturas instáveis. Caso fios energizados caiam sobre veículos, os ocupantes devem permanecer no interior e acionar o serviço de emergência. Se for necessário sair, deve-se evitar contato com partes metálicas, tocar o solo com os dois pés simultaneamente e afastar-se com pequenos saltos até estar a pelo menos 10 metros de distância.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários