RELIGIÃO

Mensagem aos cristãos católicos do Brasil

Apresento trechos desta mensagem com o objetivo de tornar conhecido, pelo maior número de pessoas, o zelo pastoral de nossos bispos.

27/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Reunidos em Assembleia Geral, entre os dias 10 e 19 de abril, os senhores bispos, como de costume, enviam uma mensagem ao povo católico do país. Apresento trechos desta mensagem com o objetivo de tornar conhecido, pelo maior número de pessoas, o zelo pastoral de nossos bispos.

Agradecemos a Deus a fé sincera em nosso senhor Jesus Cristo, vivida e praticada com fervor, em comunhão com o Papa Francisco. Louvamos a Deus pela caridade vivida e pela fraternidade manifestadas para com todos os necessitados. Alegra-nos a esperança que a todos anima e que não nos deixa abater diante das dificuldades. Conforta-nos a vitalidade das comunidades que se reúnem em torno da Palavra de Deus, da Eucaristia e dos demais sacramentos. A Palavra de Deus é lida, rezada e praticada de forma especial nos grupos bíblicos, na catequese e mediante a leitura orante. Temos motivos para nos alegrar com a multidão de fiéis, que participa de nossas comunidades. Mesmo assim, não podemos nos acomodar com a ilusão de igrejas cheias. Há uma grande parte de nosso povo a ser evangelizada, que ainda não se encontrou verdadeiramente com Cristo. Encorajamos as pastorais, movimentos e serviços diversos a se tornarem cada vez mais missionários, indo a todos para oferecer a alegria do encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo. Constatamos com júbilo a riqueza de carismas, dons e serviços existentes em nossa Igreja, inspirando o avanço em novas frentes de compromisso eclesial, com renovado ardor e novos métodos, para realizar a grande missão da evangelização.

Os valores da nossa fé católica são preciosos e estão acima de questões partidárias e ideológicas, que não devem nos dividir. Saibamos respeitar quem pensa diferente, devem ouvir, dialogar, sem perder nossos valores, mas abrindo o coração para acolher que tem outras convicções. Vivendo num mundo plural, desejamos dar nossa contribuição para que a sociedade se encha de genuína alegria. Pedimos que todos se mantenham unidos em suas comunidades católicos, em comunhão com o seu bispo, caminhando juntos na vida e na ação eclesial. A realização da vida e da missão da Igreja conta com a participação de todos os seus membros. Encorajamos a todos a se sentirem parte da Igreja e a viverem a missão confiada por Jesus Cristo a todos os batizados. Para tanto, faz-se necessário implantar e fazer crescer um renovado processo de Iniciação à Vida Cristã, assim como um cuidado e empenho no discernimento e pastoral das vocações, em sua edificante diversidade.

A Igreja está de braços abertos para acolher a todos, em especial a vocês que têm vivido distantes, na certeza de que sua vida é preciosa para Deus. Em nossas comunidades, vocês encontrarão o sentido de sua existência e a inspiração para serem discípulos missionários de Jesus Cristo, Salvador. Invocamos sobre todos as bênçãos de Deus que é Pai, Filho e Espirito Santo.


Padre Charles Borg é vigário-geral da Diocese de Araçatuba.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.