SAÚDE

Santa Casa de Araçatuba reduz cirurgias esta semana; 'transição', diz hospital

Número de cirurgias eletivas do SUS, incluindo as pediátricas, por falta de médicos anestesistas. Cirurgias foram remarcadas para segunda-feira, informa o hospital.

Por Wesley Pedrosa | 17/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Reprodução/Santa Casa

Santa Casa de Araçatuba: hospital é referência para diversas cidades da região
Santa Casa de Araçatuba: hospital é referência para diversas cidades da região

A falta de profissionais anestesistas na Santa Casa de Araçatuba resultou na redução do número de cirurgias eletivas do SUS, incluindo as pediátricas, realizadas nesta semana, conforme relatado por uma fonte que denunciou o caso à Folha da Região.

De acordo com essa fonte, a dívida da Santa Casa com os serviços hospitalares vem se acumulando, com pagamentos atrasados desde novembro de 2023. A administração do hospital optou por encerrar contrato com um grupo de anestesistas através de cartas enviadas por advogados. O prazo estipulado para o término desse contrato expirou recentemente, levando a uma série de mudanças na prestação de serviços.

Desde esta terça-feira, 16 de abril, o hospital tem contado com a atuação de apenas quatro anestesistas contratados para realizar todas as cirurgias, substituindo os serviços anteriormente prestados. Essa medida resultou na suspensão das cirurgias pediátricas do SUS em pacientes de Araçatuba e região, devido à falta de profissionais.

Além disso, a administração da instituição decidiu suspender todas as cirurgias eletivas pelo SUS, restringindo-se apenas às cirurgias de urgência e emergência também pelo mesmo problema de composição de quadro de funcionários.

Segundo informações, em média são realizadas 80 cirurgias por dia. Ontem, dia 16, ao longo do dia foram realizadas apenas 7 cirurgias. Hoje estavam agendadas 3 cirurgias.

Posição da Santa Casa de Araçatuba
Entramos em contato por e-mail com a assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba para esclarecer a redução das cirurgias eletivas e pediátricas, além do atraso no pagamento dos salários dos profissionais da saúde.

Em resposta, o hospital diz que o está ocorrendo é uma transição do grupo de anestesistas da antiga empresa que prestava serviços à Santa Casa para uma nova e como houve a substituição os cirurgiões pediátricos decidiram transferir as cirurgias agendadas para a próxima semana.

“Essa decisão foi tomada para permitir que os novos profissionais se familiarizem com a logística e se adaptem à equipe. Esse ajuste afetou especificamente as cirurgias pediátricas eletivas, enquanto as cirurgias de urgência e emergência, incluindo as pediátricas, continuam sendo realizadas normalmente, sem interrupções. As cirurgias foram remarcadas para segunda-feira, a fim de garantir que a nova equipe esteja totalmente preparada e ajustada, prossegue a nota.

O Hospital esclarece que os números de cirurgias "mencionados por uma fonte" não correspondem aos dados consolidados durante o período de 16 a 18 de abril, datas que marcam o início da transição entre o serviço de anestesiologia dispensado pela diretoria hospitalar e a nova empresa contratada.

Ainda de acordo com a nota, ontem, dia 17, foram realizadas 17 cirurgias, das quais 15 foram gerais e 2 cesarianas. Na terça, dia 16, foram realizadas 26 cirurgias, sendo 22 gerais e 4 cesarianas. Já nesta quinta, dia 18, estão agendadas 99 cirurgias eletivas. Deste total, 79 são parte do mutirão de facectomia e implante de lente intraocular para o tratamento definitivo da catarata; 18 são cirurgias gerais, incluindo uma cardiovascular e duas cesarianas.

Posição da Secretaria Estadual de Saúde
Além disso, procuramos a Secretaria Estadual de Saúde para questionar se tinham conhecimento dessas informações. Em nota, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araçatuba informa que investia R$2,8 milhões por mês para a Santa Casa de Araçatuba, por meio do programa Mais Santas Casas. Em janeiro deste ano, entrou em vigor a Tabela SUS Paulista e com isso hospital, que é contemplada pelo programa, recebeu R$3,8 milhões, ou seja, o repasse integral referente à produção de janeiro.

Não foram respondidas as questões sobre a redução das cirurgias nesta semana e o atrasado de salários dos anestesistas.

Matéria atualizada dia 18/04/2024 às 16h48

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.