
A ferrovia que corta a região de Araçatuba poderá ser integrada a outra duas outras linhas para ter maior viabilidade econômica. Os governos de Mato Grosso do Sul e de São Paulo têm se empenhado em integrar a Ferrovia Malha Oeste, que vai de Mairinque, na região de Sorocaba, até Dourados (MS), cortando centros urbanos como Guararapes e Andradina, aos sistemas das ferrovias Malha Norte e Malha Paulista. A informação foi divulgada pelo jornal Correio do Estado (MS).
Muitas cidades da região sofrem com a passagem da linha férrea pelo centro urbano. E como a linha está desativada, há mato alto e deteriorização de passagens de nível. Andradina, por exemplo, tem criado novas ruas que passam por cima da antiga linha do trem para evitar a ociosidade.
De acordo com a publicação, os governadores Eduardo Riedel (PSDB), de Mato Grosso do Sul, e Tarcísio Freitas (Republicanos), de São Paulo, pleiteiam junto ao governo federal a conexão dessas malhas ferroviárias, o que poderia representar um investimento substancial na recuperação da linha férrea, estimado entre R$ 5 a R$ 6 bilhões, caso seja desconsiderado o trecho paulista. A expectativa é de que a definição sobre este projeto crucial ocorra ainda este ano.
Recentemente, os governadores se reuniram com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para discutir esta proposta. Após o encontro, Riedel enfatizou que as negociações estão avançando positivamente com todas as partes interessadas, incluindo as empresas envolvidas e a operadora Rumo.
"A gente vai avançar para chegar num consenso do melhor projeto e poder iniciar a operação da Malha Oeste, que é o objetivo do Mato Grosso do Sul", afirmou o governador Riedel. Ele ressaltou ainda a importância de se ter uma definição até o final deste ano, visto que há 15 anos os gestores estaduais tentam viabilizar a linha férrea, atualmente sucateada e dependente de estudos técnicos para garantir sua viabilidade econômica.
Riedel também apontou que os projetos de construção de ferrovias das empresas Eldorado e Suzano complementam a proposta de integração. Essas novas ferrovias estão planejadas para ligar Três Lagoas a Aparecida do Taboado, conectando-se à Malha Paulista (Malha Norte, em MS) que já está em funcionamento. Essa integração, segundo o governador, é crucial para o trecho da Malha Oeste em Mato Grosso do Sul, viabilizando o transporte de minério da região de Corumbá.
Embora um projeto já tenha sido apresentado e esteja em processo de licenciamento por parte de Mato Grosso do Sul, o modelo final ainda está em discussão. O investimento necessário, entre R$ 5 bilhões a R$ 6 bilhões, é significativo, mas a expectativa é de que traga benefícios econômicos e sociais para as regiões envolvidas.
"O projeto ainda tem que ser amadurecido como um todo, mas o importante é que as conversas estão acontecendo", concluiu Riedel, mostrando otimismo em relação ao futuro desta iniciativa que pode trazer alívio aos problemas enfrentados pelas cidades cortadas pela ferrovia e impulsionar o desenvolvimento regional através da malha ferroviária.
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