OPINIÃO

Alojamento

'Celebrar o Natal é trazer para o hoje da história a memorável iniciativa divina de aproximar-se da humildade.' Leia o artigo de Padre Charles Borg.

Por Padre Charles Borg | 24/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
especial para a Folha da Região

O Natal de nosso Senhor Jesus Cristo celebra o aconchego! Em Jesus Cristo, Deus se fez homem com o explícito propósito de aproximar o homem a Deus e os homens entre si. Celebrar o Natal é trazer para o hoje da história a memorável iniciativa divina de aproximar-se da humildade. No registro do evangelista Lucas, encontra-se sútil comentário dando conta da falta de espaço na hospedaria! Jesus continua sem espaço em muitos lares! Não obstante, o Salvador não desiste! Persiste em visitar, atento por aquele descuido de uma porta entreaberta, para entrar com seu amor!

Natal é a festa da aproximação! Começa na sugestiva iniciativa divina de largar a glória eterna e assumir a condição humana! O VERBO SE FEZ CARNE! Para o superficial observador fica a impressão que é a divindade que necessita do elemento humano. Afinal, na lógica humana a procura cabe sempre a quem mais necessita. A logística divina sempre é propositalmente provocadora. No singular caso da Encarnação, o nascimento do Filho Unigênito em carne humana revela, prioritariamente, o intenso intuito divino de colocar-se próximo ao ser humano. Deus quer participar da história para devolver ao ser humano sua original dignidade. Consequentemente, de lhe assegurar uma existência bem aventurada. Quando a salvação do ser humano está em jogo, nada fica impossível para Deus! Emerge natural e sublime dedução. Ao assumir a totalidade da condição humana, o Filho divino confirma a alvissareira verdade da intrínseca bondade inerente na natureza humana. O ser humano é integralmente bom. Nada há de totalmente perverso na condição humana! Nada que provoque vergonha! Nada tão sujo que não pode ser purificado. A maldade, a intolerância, o distanciamento em suma entre as pessoas, são deformações posteriores provocadas pela ilusão do egoísmo, pela inquieta ambição, pelo alucinado instinto de dominação.

 Com sua experiência de humano cidadão, Jesus comprova existir total possibilidade do ser humano restabelecer canais de construtivo diálogo, caso aceite sujeitar-se ao principal valor da caridade. Significativo o único preceito deixado por Jesus a quem opta recebe-lo em sua casa: amem-se como eu amo vocês! Redimido, moldado e cativado pelo amor generoso do Mestre, o discípulo compreende que o processo da reaproximação passa pelo radical ajuste na maneira de relacionar-se com o semelhante. Dispõe-se, então, achegar-se seguindo a logística divina de amar primeiro, de amar a todos! Sem preconceituosas seleções. Sem limite de investimento. Sem data de vencimento. Tudo começa a mudar quando o SIM que se dá a Jesus for realmente comprometedor.

Com o seu SIM, Maria oferece o primeiro abrigo ao Filho de Deus e a história da humanidade toma um novo rumo. Natal é a festa do aconchego! A celebração do Natal pereniza o redentor roteiro: Jesus busca novos alojamentos para entrar com seu amor!

FELIZ NATAL!

Padre Charles Borg é vigário-geral da Diocese de Araçatuba

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.