POLO CALÇADISTA

Capital Brasileira do Calçado Infantil: Birigui é atração nacional e internacional

Por Ana Carolina Gonçalves | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Sinbi
O Calçado Gigante, monumento de 2018, que traz para a realidade todo o conceito que o polo calçadista deseja entregar ao mundo: alegria, espontaneidade e cores
O Calçado Gigante, monumento de 2018, que traz para a realidade todo o conceito que o polo calçadista deseja entregar ao mundo: alegria, espontaneidade e cores

A cidade de Birigui, celebrada como a Capital Brasileira do Calçado Infantil, se destaca internacionalmente como um centro produtivo de excelência nesse segmento. Essa reputação atrai um turismo voltado para negócios, impulsionando significativamente a economia local.

Em 10 de agosto de 1979, foi criada a Associação Profissional da Indústria do Vestuário de Birigui, atualmente o Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), entidade consolidada como agente de desenvolvimento do polo calçadista da cidade reconhecida como Arranjo Produtivo Local (APL).

A Avenida Nelson Calixto é um dos muitos exemplos de áreas comerciais que refletem a potência do comércio de calçados produzidos. Recentemente, Birigui alcançou um marco importante ao receber o selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria de Indicação de Procedência (IP), concedido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

"Espera-se que este selo, um marco de qualidade e autenticidade, não só intensifique a dinâmica exportadora da cidade, mas também eleve seu reconhecimento tanto nacional quanto internacionalmente. Esta crescente proeminência, sem dúvida, atrairá ainda mais turistas e investidores para Birigui, consolidando sua posição como um centro econômico vibrante e um destino atraente", diz o secretário de Desenvolvimento Econônico, Nivaldo Albani.

Esse reconhecimento, fruto de um estudo histórico sobre a tradição, inovação, geração de emprego e desenvolvimento econômico local das fábricas de calçado infantis, não apenas valoriza a procedência e as características singulares dos produtos, mas também amplifica o potencial turístico e de negócios do município, o colocando em uma posição de destaque para novas e grandes oportunidades.

A cidade se destaca como a de maior presença no mercado global da região, atendendo a mais de 70 países, um testemunho de sua longa tradição e competência em comércio exterior. Essa extensa rede de comércio internacional é um pilar fundamental da economia.

A rica tradição do setor industrial, aliada à robustez de outros segmentos como comércio, serviços e agronegócios, cria um ambiente propício para atrair turistas, tanto para compras quanto para visitação. Essa movimentação turística resulta em gastos significativos na cidade, impulsionando o crescimento econômico local.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários