ARTIGO

COLHEITA

07/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Apareça e cresça! O que se apresenta como genuinamente valioso tem mercado! Esta básica verdade se aplica linearmente para todas as esferas de serviços, incluindo o trabalho de ação pastoral. Uma comunidade de discípulos de Jesus não pode ser inexpressiva! Oração inspira correspondente ação! Comunga verdadeiramente o Cristo quem compartilha seu anelo de tornar o Reino de Deus cada vez mais próximo! Toda comunidade cristã é intrinsecamente missionária, ou para evocar a expressão feliz do Papa Francisco, toda comunidade de discípulos de Jesus Cristo deve ser uma “Igreja em saída”.

A vitalidade, pois, de uma comunidade cristã se mede pelo empenho em marcar evangélica presença na sociedade onde se encontra. A diocese de Araçatuba realizou recentemente um criterioso levantamento da sua atividade pastoral. Emerge um panorama auspicioso de iniciativas pastorais que convêm sejam conhecidas. No campo da formação, a diocese patrocina um Curso de Teologia para Leigos, com duração de três anos, tendo como orientadores padres incardinados na própria diocese. Em todas as paróquias existe um trabalho articulado de catequese, orientado para crianças, adolescentes e adultos, com reciclagens periódicas de catequistas. Urge mencionar, neste campo de atividade pastoral, o diligente uso dos recursos midiáticos, visando estabelecer pontos de contato com os que se encontram nas periferias da fé. A liturgia e a vida de oração são promovidas em encontros e movimentos de excelência espiritual.

Na área social, a diocese marca presença em presídios, em hospitais, junto a idosos, jovens e crianças. No âmbito de promoção humana, a igreja atua em comunidades de periferia urbana e social, num contínuo acompanhamento a famílias carentes e pessoas desamparadas, num trabalho de inclusão de cidadãos com variadas desabilidades, na recuperação e suporte a dependentes químicos e a adictos ao alcoolismo. Primoroso e diversificado trabalho abrange o campo da família com acompanhamento contínuo a casais e jovens. Cada movimento conta com a assessoria de um padre da diocese, acompanhado de coordenações integradas por leigos abnegados e zelosos pela causa do Evangelho.

Sem alarde, mas com denodo, centenas de agentes, espontânea e alegremente, se dedicam na feliz missão de fazer o Reino acontecer nesta região do Estado de S. Paulo, confiado à diocese de Araçatuba. Nenhum trabalho de ação pastoral é completo. Há sempre espaço para avanços e aprimoramentos. O ritmo do mundo moderno, particularmente, neste tempo pós-pandemia, demanda constantes revisões e atualizações. O apelo do Senhor Jesus permanece atual e instigante: a colheita continua abundante, demanda adesão sempre maior de evangelizadores generosos. Quanto mais o Evangelho se vive, mais a vida se torna plena para todos! Apareça e cresça!  

 

Padre Charles Borg é vigário-geral da Diocese de Araçatuba

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.