CLIMA

Calor do fim de semana vai anteceder 'bomba gelada' na virada do mês, diz meteorologista

Próximo dias permanecem com temperaturas altas, mas no fim de maio uma massa de ar polar trará aumento de umidade, nebulosidade e chuva para o Sul, parte do Sudeste e Centro-Oeste

Por Ana Carolina Gonçalves, com Clima Tempo | 26/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

A massa de ar polar mais intensa a ser registrada neste ano vai trazer não apenas chuvas, mas também geadas e até neve para algumas partes do Brasil
A massa de ar polar mais intensa a ser registrada neste ano vai trazer não apenas chuvas, mas também geadas e até neve para algumas partes do Brasil

Araçatuba e região terão um fim de semana quente, mas as temperaturas elevadas antecederão dias gelados na virada de maio para junho. A previsão é da meteorologista do Climatempo Josélia Pegorim, que prevê geadas pelo Estado de São Paulo e até a possibilidade de neve em alguns pontos do País.

Segundo ela, o tempo começa a mudar neste sábado (27) no Rio Grande do Sul. E os dias seguintes serão de frio progressivo nos estados do Sul e Sudeste. "Vamos ter uma grande frente fria avançando sobre o Brasil", afirma. "Ela não vai trazer apenas chuvas, mas uma massa de ar polar muito forte, provavelmente a mais intensa que já tivemos este ano", diz.

"Vai ter geada, sim, se vai ter neve nós ainda não sabemos, mas pode ser que aconteça", revela a meteorologista. "O que você precisa saber é que a virada de maio para junho vai ser de uma bomba gelada para cima do Brasil", anuncia.

Neste fim de semana, de acordo com o Climatempo, Araçatuba terá sol e temperaturas elevadas. A temperatura mínima fica nos 18ºC na madrugada e a máxima deve chegar aos 31ºC. A região continua com ar seco, ventos de até 11km/h e a umidade mínima acima de 89% e abaixo de 34%.

O ar seco ainda está predominando na maior parte das áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Porém, uma mudança no clima começa no Rio Grande do Sul, com a aproximação de uma nova frente fria. A nebulosidade e a umidade aumentam sobre o estado e há previsão de pancadas de chuva com raios no decorrer do dia.

Durante o último fim de semana de maio, essa frente fria vai mudar o tempo em toda a região Sul, em Mato Grosso do Sul, São Paulo e também em áreas do oeste de Mato Grosso e do extremo sul de Rondônia, trazendo aumento de umidade, nebulosidade e chuva para o Sul e parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

A chuva mais volumosa cai na região Sul. Em São Paulo, em Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro, as condições para chuva são maiores na segunda (29) e na terça-feira (30). No sul de Minas e na Zona da Mata Mineira, também começa a chover na segunda, mas a chuva será mais frequente na terça-feira.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.