LEGISLATIVO

Câmara de Araçatuba votará projeto de vereadora sobre câncer de vista em crianças

15ª Sessão Ordinária tem, nesta segunda-feira (15), dois projetos; um deles, da vereadora Regininha (Avante), institui no calendário municipal a preocupação com o retinoblastoma

Por Da Redação, com assessoria | 14/05/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Imagem Ilustrativa

O retinoblastoma é hereditário e representa cerca de 3% dos cânceres infantis do Brasil, chegando a uma média de 400 casos por ano
O retinoblastoma é hereditário e representa cerca de 3% dos cânceres infantis do Brasil, chegando a uma média de 400 casos por ano

Os vereadores de Araçatuba discutem e votam nesta segunda-feira (15), durante a Ordem do Dia da 15ª Sessão Ordinária do ano, dois projetos de lei de autoria dos próprios parlamentares.

A vereadora Regininha (Avante) assina propositura que institui no Calendário de Eventos da Cidade o Dia e a Semana Municipal de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce de Retinoblastoma, um tipo raro de câncer ocular característico da infância — segundo o Ministério da Saúde, é o tumor ocular mais comum em crianças.

Os retinoblastomas, com origem comprovadamente genética, representam cerca de 3% dos cânceres infantis, chegando a uma média de 400 casos por ano no País. As datas serão comemoradas, anualmente, no mês de setembro.

Completa a pauta matéria apresentada pelo vereador Dr. Alceu (PSDB) que altera a lei municipal que proíbe a comercialização de materiais em formato de placas provenientes de cemitérios, sem origem comprovada. A mudança retira da lei o comércio de fios e cabos elétricos de cobre, para tratar do assunto de forma mais abrangente em um novo projeto de lei.

Na fase do Pequeno Expediente, poderão falar sobre temas livres os vereadores Luís Boatto (MDB), Maurício Bem Estar (PP), Nelsinho Bombeiro (PV) e Regininha (Avante).

Os trabalhos legislativos começam às 19h e são abertos ao público, com transmissão pela TV Câmara (no canal 6 do sistema Net de TV a cabo) e pelas redes sociais YouTube e Facebook, cujos links para acesso estão disponíveis no site www.aracatuba.sp.leg.br.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.