Meio Ambiente

Aguapés no rio Tietê serão discutidos em comissão da Câmara Municipal de Araçatuba

Por Da Redação | 20/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min

AGUAPÉS NO RIO TIETÊ  SERÃO DISCUTIDOS EM COMISSÃO DA CÂMARA DE ARAÇATUBA

A Câmara Municipal Araçatuba  instalou uma Comissão integrada por três vereadores para tratar dos assuntos relacionados à proliferação de aguapés que se proliferam na superfície do rio Tietê nas imediações da ponte Pio Prado, na divisa com Santo Antônio do Aracanguá.
Pelo texto avalizado, a Comissão poderá  convidar especialistas da área e realizar eventos para esclarecimento dos temas ligados ao assunto e terá até um prazo de 6 meses para apresentar um relatório. Os aguapés são considerado problemas porque pode enroscar embarcações no rio e trazer riscos para pessoas que se arriscam a nadar no rio.

A Comissão foi uma ideia  do vereador Nelsinho Bombeiro (PV). Ele explica que tomou a decisão após participar junto com outros dois parlamentares da cidade, de um evento em Barra Bonita, para tratar do tema.

Na semana que passou, a AES Brasil, empresa que administra a usina hidrelétrica de Barra Bonita, abriu as comportas à vazão máxima para eliminar a grande quantidade de aguapés que cobria o reservatório, solução considerada paliativa para especialistas.

"Nosso objetivo é evitar que aconteça na nossa região, no rio e nos seus afluentes, o fechamento com algas que atrapalham a navegação e trazem prejuízos aos moradores ribeirinhos que dependem da água para irrigação e para quem depende da pesca", explicou o vereador Nelsinho Bombeiro.

Ainda de acordo com Nelsinho Bombeiro, a ideia é envolver as instituições de ensino superior da cidade que possuem os cursos de medicina veterinária e agronomia, para usar esse conhecimento técnico a fim de solucionar a questão. "Não é só buscar tentar a eliminação da vegetação, é também para saber se ela tem sido motivo de contaminação do meio ambiente" , informa.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.